A lua entrará em eclipse total na madrugada desta terça-feira. Por mais que sua visibilidade seja ampla, os locais situados mais para o oeste do Brasil e do continente, principalmente na parte final do evento, serão favorecidos.

O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de e Astronáutica (OBA), destaca que, durante a evolução do fenômeno, a Lua estará entre a estrela Espiga e Marte. “E por estar mais próximo da estrela, fará do evento algo particularmente atraente”, diz.

“A tonalidade alaranjada que o nosso satélite natural costuma apresentar durante a fase de totalidade é uma característica desses eclipses. A luz proveniente do Sol que atinge a atmosfera da Terra é desviada sobre a Lua eclipsada, mas a atmosfera da Terra retém o lado azul do espectro de cores do Sol, resultando na cor alaranjada”. explica o astrônomo.

Segundo o astrônomo do Observatório Nacional Jair Barroso, os dados das fases do eclipse mais importantes, em relação ao horário de Brasília são o início do evento, aproximadamente às 3h, no meio do eclipse total, às 4h46min (já próximo ao raiar do dia no Rio de Janeiro, por exemplo) e final do fenômeno, às 6h33min. “A duração do eclipse total, ou seja, a Lua imersa no cone de sombra da Terra, será de 78 minutos”, diz.

Pela internet

A agência espacial americana, a Nasa, fará cobertura do evento pelo seu site e redes sociais. Os usuários poderão acompanhar a cobertura a partir das 3h. O evento terá duração de três horas. O pico do eclipse, quando a Lua entra na sombra da Terra, vai acontecer às 4h45.