Pular para o conteúdo
Geral

Loteamento pode estar em área indígena e dar prejuízo a investidores

Um loteamento em Dourados, a 226 quilômetros de Campo Grande, está sendo investigado pelo MPF (Ministério Público Federal). A área está passando por levantamento antropológico que comprovará se as terras pertencem a indígenas e um alerta sobre a situação foi emitido no site do órgão nesta sexta-feira (3). De acordo com o MPF, o loteamento […]
Arquivo -

Um loteamento em , a 226 quilômetros de , está sendo investigado pelo MPF (Ministério Público Federal). A área está passando por levantamento antropológico que comprovará se as terras pertencem a indígenas e um alerta sobre a situação foi emitido no site do órgão nesta sexta-feira (3).

De acordo com o MPF, o loteamento João Carneiro Alves, que fica na região conhecida como Mudas MS está sendo analisada pelo Grupo Técnico Dourados-Amambaipeguá, que já identificou “elementos comprobatórios de ocupação tradicional por indígenas guarani-kaiowá”.

Em 1988 a Constituição Federal reconheceu aos índios tekohá Ñu-Porã, que ainda habitam a ária, o direito originário e imprescritível sobre a terra. Caso isso seja comprovado todos os investimentos feitos na compra de terrenos e construção de residências serão perdidos, sem possibilidade de ressarcimento ou indenização.

Desde setembro de 2012 a prefeitura de Dourados havia sido aconselhada a não aceitar nenhum procedimento de regularização do terreno e embargar desmatamentos e obras como arruamento, asfaltamento, instalação de rede elétrica e de esgoto na região, até a conclusão das investigações e entrega do Relatório Circunstanciado de Identificado e Delimitação da Terra Indígena Ñu Porã (Mudas MS).

Segundo o MPF a relatório está em fase final de elaboração. Nele será apresentado dados que indicaram a necessidade de demarcação dessa área como terra de ocupação tradicional Kaiowá e Guarani, ou não.

O relatório será analisado por equipe técnica da Coordenadoria Geral de Identificação e Delimitação – CGID/FUNAI e seguirá os encaminhamentos que regem o ritual do processo de demarcação de terras indígenas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

soraya

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Lula promete taxar empresas americanas digitais

Últimas Notícias

Cotidiano

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Estima-se que animal tenha, pelo menos, dois metros de comprimento

Polícia

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Comerciante foi levado para a delegacia na manhã desta quinta-feira (17)

Transparência

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Empresários do ônibus querem receber mais que o dobro do valor pago por irregularidades nas linhas de ônibus de Campo Grande

Brasil

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Magistrada está afastada do cargo desde setembro de 2023