Pular para o conteúdo
Geral

Líbia autoriza uso de força contra petroleiro com bandeira da Coreia do Norte

O Ministério da defesa da Líbia autorizou o uso da força por militares para impedir que um petroleiro com bandeira norte-coreana carregue óleo cru em um porto controlado pelos rebeldes, ignorando o governo de Trípoli, disse a mídia estatal neste domingo. O petroleiro atracou no sábado no terminal leste do Es Sider, um dos três […]
Arquivo -

O Ministério da defesa da Líbia autorizou o uso da força por militares para impedir que um petroleiro com bandeira norte-coreana carregue óleo cru em um porto controlado pelos rebeldes, ignorando o governo de Trípoli, disse a mídia estatal neste domingo.

O petroleiro atracou no sábado no terminal leste do Es Sider, um dos três portos controlados pelos rebeldes desde agosto, para pressionar por exigências de autonomia e de uma maior participação nas receitas do petróleo.

O jornal local al-Wasat disse que o navio tinha sido carregado com o equivalente a 36 milhões de dólares de óleo cru.

A venda de óleo dos rebeldes retrata a crescente desordem no país produtor da Opep, que não conseguiu controlar os combatentes que ajudaram a derrubar Muammar Gaddafi em 2011, mas que agora desafiam a autoridade do país.

Em Trípoli, trabalhadores de uma empresa estatal de petróleo que controla o porto de Es Sider, entraram em greve, pressionando o governo a intervir porque seus colegas estavam sendo ameaçados por manifestantes armados.

“Estamos muito aborrecidos com o que está acontecendo em Es Sider”, disse Salah Madari, um trabalhador da área do petróleo, na capital. “O oficial de controle do porto está sendo mantido sob a mira de uma arma”, ele disse, acrescentando que homens armados também tinham forçado um piloto a dirigir o petroleiro até a doca.

O primeiro-ministro Ali Zeidan disse no sábado que os militares iam bombardear o Morning Glory, de 37 mil toneladas, se ele tentasse sair do porto, um dos maiores terminais de petróleo da Líbia.

TEMORES

“O Ministério da Defesa emitiu ordens para que o chefe de gabinete, força aérea e naval cuidem deste petroleiro que entrou em águas líbias sem permissão oficial”, ele disse em um comunicado. “A ordem autoriza o uso da força e coloca toda a responsabilidade por qualquer dano resultante no dono do navio.”

Porta-vozes da estatal National Oil Corp. (NOC) e dos manifestantes, disseram que o petroleiro ainda estava atracado no porto.

Um repórter da Reuters que visitou Es Sider no sábado a noite, viu um pequeno número de manifestantes no portão. Um deles disse que as ordens eram para não deixar os funcionários saírem até que terminasse o carregamento.

Os rebeldes são liderados pelo ex-comandante anti-Gaddafi, Ibrahim Jathran, que já liderou uma brigada paga pelo país para proteger as instalações petrolíferas. Ele se voltou contra o governo e tomou Es Sider e outros dois portos no leste do país, junto com milhares dos seus homens em agosto.

Trípoli tem mantido conversações indiretas com Jathran, mas teme que a sua exigência por uma maior parcela da receita do petróleo para o leste da Líbia possa levar a uma cisão. A região se sentia em desvantagem durante o governo de Gaddafi e quer restabelecer a parcela de receita de petróleo que recebia durante o governo do seu antecessor, o Rei Idris, que foi derrubado em 1970.

Em janeiro, a marinha líbia atirou contra um petroleiro de bandeira maltesa, que ela disse que tinha tentado carregar petróleo dos manifestantes de Es Sider, e conseguiu afugentar a embarcação.

É muito raro que um petroleiro com bandeira da reservada Coreia do Norte opere no Mediterrâneo, disseram fontes da marinha mercante. A NOC diz que o petroleiro pertence a uma empresa saudita. Ele mudou de donos nas últimas semanas e era chamado anteriormente de Gulf Glory, de acordo com uma fonte da marinha mercante.

O governo da Líbia tentou acabar com uma onda de protestos em portos e campos petrolíferos, que reduziram a produção de petróleo para 230 mil barris por dia (bpd), ante 1,4 milhão de bpd em julho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo

Esportes

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Foram necessários somente 15 segundos para os cariocas abrirem frente no marcador