Geral

Lei estadual proíbe uso de animais em testes cosméticos em Mato Grosso do Sul

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul proibiu o teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal em animais nesta quarta-feira (4) com a publicação da Lei Estadual n° 4.538 no Diário Oficial do Estado. Segundo a lei, fica proibida a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos e […]

Arquivo Publicado em 04/06/2014, às 17h34

None

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul proibiu o teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal em animais nesta quarta-feira (4) com a publicação da Lei Estadual n° 4.538 no Diário Oficial do Estado.


Segundo a lei, fica proibida a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal, perfumes e seus componentes.


Consideram-se produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes as preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas de uso externo nas diversas partes do corpo humano, tais como pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-lo, perfumá-lo, alterar sua aparência ou os odores corporais, protegê-lo ou mantê-lo em bom estado. 


São passíveis de punição as pessoas físicas, inclusive as detentoras de função pública, civil ou militar, bem como todas as instituições ou estabelecimentos de ensino, organizações sociais ou demais pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de caráter público ou privado, que intentarem contra o que dispõe esta lei ou se omitirem no dever legal de fazer cumprir seus ditames.

Jornal Midiamax