Pular para o conteúdo
Geral

Legislação abre brecha para prefeito cassado se candidatar ao Senado

A legislação poderá ser uma aliada do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), cassado em março deste ano. O progressista poderá disputar o Senado mesmo tendo perdido seu mandato de prefeito e já está articulando para concretizar sua candidatura. O decreto legislativo que cassa o mandato de Bernal não especifica sobre inelegibilidade. Segundo a […]
Arquivo -

A legislação poderá ser uma aliada do ex-prefeito de , Alcides Bernal (PP), cassado em março deste ano. O progressista poderá disputar o Senado mesmo tendo perdido seu mandato de prefeito e já está articulando para concretizar sua candidatura.

O decreto legislativo que cassa o mandato de Bernal não especifica sobre inelegibilidade. Segundo a publicação da edição extra do dia 13 de março de 2014, ficou determinado:

Art. 1º Fica decretada a cassação do mandato do Prefeito Municipal de Campo Grande, Sr. ALCIDES JESUS PERALTA BERNAL, considerando-o afastado definitivamente do cargo.

Art. 2º O substituto legal do Prefeito deverá sucedê-lo na forma prevista no Artigo 61 da Lei Orgânica do Município de Campo Grande.

Art. 3º Comunique-se à Justiça Eleitoral o resultado do processo de cassação tramitado nesta Casa de Leis, nos termos do artigo 5º, VI, do Decreto-Lei nº 201/67.

Art. 4º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

O item I do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece casos de inelegibilidade, diz que são inelegíveis “o Governador e o Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e o Prefeito e o Vice-Prefeito que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos”. 

Segundo o art. 72 da Lei Orgânica do Município, “o prefeito será julgado pela prática de infração político-administrativa perante a Câmara Municipal, nos termos da lei”. Bernal teve o mandato cassado por 23 votos favoráveis contra cinco por nove infrações.

A Comissão Processante apurou práticas de infrações político-administrativas que resultou na cassação de Bernal. Com relação à contratação da empresa Salute, responsável pelo fornecimento de alimentos para os Centros de Educação Infantil (Ceinfs) foram três infrações. Também foram três denúncias referentes à contratação emergencial da empresa Jagás e as outras três com relação à empresa Mega Serv, totalizando nove infrações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com vetos, Lula sanciona limite para inelegibilidade por Ficha Limpa

tereza cristina

Tereza Cristina alerta ministro da Defesa sobre fronteiras secas: ‘Facções têm tomado conta’

bebida adulterada

Efeitos do metanol podem aparecer 48h após consumo de bebidas batizadas e serem confundidos com embriaguez

Batayporã lança concursos públicos com 79 vagas para Câmara e Prefeitura Municipal

Notícias mais lidas agora

Prefeito preso, vereador e mais 24 são denunciados por corrupção em Terenos

Caminhoneiro de Campo Grande morre carbonizado em acidente em São Paulo

sada cruzeiro

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

Governador de Louisiana solicita envio da Guarda Nacional para Nova Orleans

Últimas Notícias

Política

Vereadores aprovam semana da Luta Antimanicomial e Educação Financeira em Campo Grande

Quatro matérias foram aprovadas pela Câmara nesta terça-feira (30)

MidiaMAIS

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

Apelido glorioso, história por trás do nome e outras curiosidades sobre o Sada Cruzeiro, time mais famoso a participar da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Cotidiano

Em Corumbá, aulão gratuito prepara estudantes para a redação do Enem 2025

O aulão acontecerá no Anfiteatro Prof. Salomão Baruki, nos dias 25 de outubro e 1° de novembro

Transparência

Ruy Ohtake é inocentado de acusação por fraude e superfaturamento no Bioparque Pantanal

Juiz considerou que MP não conseguiu provar acusações