A ex-ginasta e agora esquiadora Lais Souza, 25, está respirando com auxílio de ventilação mecânica e não pode mover seus braços e pernas neste momento, de acordo com o boletim médico do da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

A atleta passou por uma cirurgia na coluna cervical na última terça-feira após sofrer uma queda enquanto esquiava livremente em Park City com o técnico canadense Ryan Snow, do time brasileiro de esqui aéreo.

Lais está sendo cuidada pelos médicos Holly Ledyard, neurointensivista, e Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah, e tem o acompanhamento do médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Antonio Marttos.

“Lais terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível”, disse Marttos.

A mãe da atleta, Odete Vieira, deve viajar ainda nesta quarta-feira para os . Ela aguarda conseguir um passaporte emergencial para viajar.