Pular para o conteúdo
Geral

Kerry diz que EUA podem compartilhar informações com Irã, mas não cooperar

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que os Estados Unidos estão interessados em se comunicar com o Irã para compartilhar informações sobre as insurgências sunitas que se espalham pelo Iraque, mas que Washington não gostaria de trabalhar em conjunto com Teerã na abordagem da crise. “Estamos interessados em nos comunicar com o Irã. […]
Arquivo -

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que os Estados Unidos estão interessados em se comunicar com o Irã para compartilhar informações sobre as insurgências sunitas que se espalham pelo Iraque, mas que Washington não gostaria de trabalhar em conjunto com Teerã na abordagem da crise.

“Estamos interessados em nos comunicar com o Irã. Para que os iranianos saibam o que estamos pensando, para que nós saibamos o que eles estão pensando, e para que ocorra uma troca de informações e evitemos cometer erros”, disse Kerry em entrevista exibida pelo canal NBC News nesta quinta-feira.

Perguntado se os Estados Unidos consideraria trabalhar lado a lado com o governo xiita do Irã, Kerry respondeu: “Não. Não estamos sentados contemplando como faremos isso, ou se faremos isso. Isso não está em discussão”, acrescentou Kerry.

Kerry respondeu uma outra pergunta sobre a possibilidade de ataques aéreos ao Iraque dizendo que “nada está fora de questão”, e que “todas as opções” ainda estão disponíveis ao presidente Barack Obama, que está ponderando sobre como responder à rebelião.

Autoridades iraquianas já pediram publicamente o apoio aéreo dos Estados Unidos para ajudar a reprimir a insurgência do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isil, na sigla em inglês) e seus aliados.

Até agora, Washington não deu indícios de que aceitou ajudar com os bombardeios.

Obama também tem recebido crescentes pedidos de parlamentares norte-americanos para convencer o primeiro ministro xiita do Iraque, Nuri al-Maliki, a renunciar ao cargo. O mandatário é visto pelos congressistas como um líder ineficiente, que não inclui a etnia sunita em seu governo e com isso potencializa as insurgências que ameaçam o país.

“O que os Estados Unidos estão fazendo é em relação ao Iraque, e não em relação a Maliki. Nada que o presidente Obama decida será destinado especialmente ao primeiro-ministro Maliki. Estamos focados no povo do Iraque”, afirmou Kerry na entrevista, que foi gravada na noite de quarta-feira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

Últimas Notícias

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua estreia na Copa América. Em noite discreta de Marta, titular, o time de Arthur Elias criou pouco, apresentou falhas no meio-campo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Chillogallo), mas confirmou o favoritismo na altitude de 2.850 … Continued

Trânsito

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

Dois veículos, sendo um deles uma caminhonete, se envolveram em um acidente na noite deste domingo (13), no cruzamento da Rua 13 de Maio com a Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS). A colisão aconteceu no meio da avenida, entre dois semáforos instalados na rua 13 de Maio. Por volta das 21 horas, uma … Continued

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade