Com a aprovação de 15 novos juízes no último concurso promovido em Mato Grosso do Sul, os magistrados se preparam para a Semana Nacional do Tribunal do Júri. A ação deve ser realizada entre os dias 17 de 21 de março, a fim de acelerar os processos de crimes dolosos contra a vida, que aguardam por julgamento. 

Os encontros para a formação inicial dos magistrados, ministrado pela Ejud-MS (Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul, tem sido promovidos pelos dois juízes do Tribunal do Júri da Capital, Carlos Alberto Garcete e Aluízio Pereira dos Santos, que são titulares da 1ª e 2ª Varas. 
De acordo com o Gestor de Metas da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) e coordenador estadual da Semana Nacional do Tribunal do Júri, Odemilson Roberto Castro Fassa, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) estabeleceu por meio da meta que, os tribunais estaduais devem julgar até 31 de outubro deste ano todos os processos relativos a crimes dolosos contra a vida cujas denúncias tenham sido recebidas até a data de 31 de dezembro de 2009. 
Dentre as ações propostas para auxiliar no cumprimento desta meta está a Semana Nacional do Tribunal do Júri. Conforme Fassa, durante os dias de mutirão o CNJ estabeleceu a realização de mais de uma sessão do Tribunal do Júri por dia dos crimes que fazem parte da meta em cada uma das unidades jurisdicionais, os juízes substitutos serão designados para as comarcas onde há necessidade de magistrados para presidirem as sessões ou para auxiliar os julgamentos.