O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, participou do encontro do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que reuniu em Campo Grande os governadores André Puccinelli (MS), Beto Richa (PR) e Raimundo Colombo (SC). Após a reunião, o governador Puccinelli tomou posse como novo presidente do grupo, que tem discutido temas comuns aos estados da região, como a dívida pública.

Jerson Domingos, que compôs a mesa das autoridades, destaca a liderança do governador de Mato Grosso do Sul: “O governador André é reconhecido pelos os demais mandatários como um gestor altamente eficiente. Isso reforça a importância do estado para o cenário político-administrativo do país”. Ainda segundo Jerson, mesmo sendo o estado mais jovem do grupo, Mato Grosso do Sul tornou-se exemplo de desenvolvimento social e econômico com o governo Puccinelli. “Esse modelo de governança nos coloca no mesmo patamar dos estados com maior crescimento no Brasil”.

O presidente da Assembleia de MS aponta a união dos estados como sendo fundamental para dialogar com o governo federal: “Juntos, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul exibem musculatura invejável no debate sobre a dívida púbica, que sufoca os estados. Não podemos aceitar que nosso crescimento fique comprometido pelo apetite voraz da União. É dever de nossos governadores lutar bravamente para que a economia e o desenvolvimento da região não fiquem paralisados em função de uma dívida impagável. A população não merece esse tratamento injusto”.

Também participaram do encontro o secretário de Planejamento do Rio Grande do Sul, João Matos, que representou o governador Tarso Genro, e Jorge Gomes Rosa Filho, presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).