Iraque:decola primeiro avião britânico com ajuda humanitária para refugiados
Um avião da Força Aérea do Reino Unido (RAF) decolou neste sábado da base de Brize Norton com a primeira carga de provisões para os iraquianos refugiados no norte do país perante o avanço da ofensiva dos extremistas islâmicos, informaram hoje fontes oficiais. O aparelho, um Lockheed C-130 Hercules, deve lançar desde o ar durante […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um avião da Força Aérea do Reino Unido (RAF) decolou neste sábado da base de Brize Norton com a primeira carga de provisões para os iraquianos refugiados no norte do país perante o avanço da ofensiva dos extremistas islâmicos, informaram hoje fontes oficiais.
O aparelho, um Lockheed C-130 Hercules, deve lançar desde o ar durante o fim de semana a ajuda de emergência, que inclui água, alimentos e tendas de campanha e está destinada principalmente à minoria religiosa dos yazidis, refugiada na zona de Sinjar, ao noroeste do Iraque.
O ministro britânico de Relações Exteriores, Philip Hammond, se reunirá hoje com o comitê de emergência em Londres para analisar a situação na zona, após os Estados Unidos iniciarem ontem seus ataques “seletivos” a posições do Estado Islâmico (EI) com duas rodadas de bombardeios no norte do Iraque.
Embora o governo dirigido por David Cameron respalda a política de Washington, o líder conservador descartou se somar, por enquanto, aos esforços bélicos e optou por reforçar sua ajuda humanitária.
Após o envio hoje das primeiras provisões do pacote de ajuda, avaliado em 8 milhões de libras (10 milhões de euros), o Reino Unido fornecerá nos próximos dias contêineres reutilizáveis de filtragem de água, tendas de campanha e painéis solares para, por exemplo, recarregar telefones celulares.
Dessa verba, Londres destinará 3 milhões de libras (3,75 milhões de euros) a ONGs que trabalham no terreno com os refugiados no Iraque, enquanto o Comitê Internacional de Cruz Vermelha receberá 2,5 milhões de libras (3,13 milhões de euros).
A ministra britânica de Cooperação Internacional, Justine Greening, assegurou hoje que o “mundo está horrorizado pela brutal perseguição que sofrem grupos minoritários vulneráveis” no Iraque.
“Centenas de milhares de pessoas fugiram de suas casas e estamos extremamente preocupados com sua segurança”, declarou a ministra.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.