O presidente iraniano, Hassan Ruhani, garantiu hoje (10) que o Irã fará “o possível” para alcançar um acordo sobre o seu programa nuclear com o Grupo 5+1 – formado pela China, os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia e Alemanha.

“O Irã demonstrou que desenvolve um programa nuclear para fins pacíficos. Nesse sentido, fará tudo o que estiver ao seu alcance para chegar a um acordo final com o Grupo 5+1”, informou o presidente Rohani no segundo dia de uma visita de Estado a Ancara, na Turquia.

O presidente turco, Abdullah Gül, assegurou que “o Irã está preparado para sentar-se à mesa das negociações em prol de uma solução”.

Rohani insistiu que “o Irã fez a sua escolha ao assinar o Acordo de Genebra” e denunciou as “sanções injustas” que lhe foram impostas pelos ocidentais. O Irã e o Grupo 5+1, que concluíram um acordo interino em novembro de 2013, esperam alcançar um acordo definitivo até o dia 20 de julho, que garanta o caráter pacífico do programa nuclear iraniano e permita acabar com as sanções internacionais impostas ao país.

Nesta terça-feira, o negociador-chefe do Irã informou que autoridades alemãs visitarão a capital do país, Teerã, no próximo domingo (15), para negociações diretas sobre o programa nuclear. O Irã tem agendado para esta semana um conjunto de discussões com negociadores dos Estados Unidos, da França e da Rússia.

Essas visitas antecedem a próxima reunião do Grupo 5+1, entre os dias 16 e 20 de junho, em Viena, na Áustria.