Pular para o conteúdo
Geral

Internet móvel deve ter falhas em 6 estádios da Copa, diz Bernardo

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, admitiu nesta quarta-feira (30) que, em pelo menos 6 dos 12 estádios da Copa, os torcedores devem enfrentar problemas para utilizar a internet em seus celulares. Entre as arenas, segundo ele, estão o Itaquerão, em São Paulo, palco da abertura da Copa, a Arena da Baixada, em Curitiba, e […]
Arquivo -

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, admitiu nesta quarta-feira (30) que, em pelo menos 6 dos 12 estádios da Copa, os torcedores devem enfrentar problemas para utilizar a internet em seus celulares. Entre as arenas, segundo ele, estão o Itaquerão, em , palco da abertura da Copa, a Arena da Baixada, em Curitiba, e o Mineirão, em Belo Horizonte.

Bernardo disse que nesses 6 estádios (ele não informou quais são os outros três) falta assinar um acordo que permite a instalação de uma rede Wi-Fi. O objetivo dessa estrutura é reforçar a oferta de sinal de internet dentro dos estádios. Sem isso, apenas o sinal da rede móvel das operadoras vai estar disponível e a expectativa é que ela não seja suficiente para atender à demanda durante os jogos.

“Vai ficar deficiente o serviço do ponto de vista de dados [internet] nos estádios. Em seis estádios, já colocamos o Wi-Fi. Mas é muito difícil quando os administradores não concordam porque não podemos obrigá-los a fazer”, disse o ministro, que completou: “Mesmo que faça agora o acordo [com os seis que faltam], dificilmente vai dar tempo de fazer um serviço de boa qualidade.”

No dia 17 de março, o diretor-executivo do SindiTelebrasil, entidade que reúne as empresas de telefonia, Eduardo Levy, afirmou que a instalação dos equipamentos para reforçar o sinal de celular pode não ficar pronta até a data dos jogos dentro dos estádios do Corinthians, em São Paulo, e do Atlético Paranaense, em Curitiba. Segundo ele, por conta disso, os torcedores podem enfrentar falhas nas tentativas de chamadas e de acesso à internet móvel nesses locais.

A declaração foi dada por Levy no mesmo dia em que foi anunciado o acordo da entidade com Corinthians e Atlético-PR para a instalação da chamada “cobertura indoor”, destinada à propagação de sinais em ambientes fechados. Dos 12 estádios que vão receber jogos durante a competição, apenas nesses dois ainda não havia entendimento, o que impedia o início da obra.

Transmissão para a TV

Paulo Bernardo disse ainda que “está praticamente pronta” a instalação da infraestrutura para a transmissão dos jogos, obra realizada pela Telebras e que é compromisso do governo brasileiro.

Em março, o ministro disse que a instalação da infraestrutura de telecomunicações, para transmissão de jogos e serviços de telefonia, só deve ser concluída às vésperas da Copa em pelo menos 3 estádios (São Paulo, Curitiba e ), por conta do grande atraso nas obras desses estádios. A situação estaria causando “tensão” e “estresse” no governo, de acordo com o ministro.

Após a publicação desta reportagem, a concessionária que administra o Mineirão enviou nota ao G1 dizendo que “a oferta de sinal para transmissão de voz e dados nas dependências do estádio é de inteira responsabilidade das operadoras de telefonia”. A empresa diz ter cedido área para instalação de equipamentos e ter feito um acordo comercial com as operadoras no ano passado, mas as empresas de telefonia não teriam assinado o documento até hoje.

Procurados, os demais estádios não se pronunciaram até a última atualização desta reportagem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Um mês depois, família não sente mágoa de onça que matou Jorginho

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Últimas Notícias

Brasil

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Desvio de emendas foram destinadas a mais de 50 municípios do Ceará

Brasil

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Investigação ainda não concluiu motivos do aumento dos ataques

Polícia

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

O rapaz está precisando de doações de sangue com urgência

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal