As inscrições para as últimas vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) terminam na próxima quarta-feira (20). As inscrições serão por ordem de chegada e podem ser feitas em uma das unidades da Anhanguera-Uniderp – matriz ou agrárias.
No primeiro período de inscrições foram oferecidas 2.200 vagas, nesta ocasião, era exigido que o candidato tivesse participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), contudo, agora, só é necessário que o aluno tenha terminado o ensino médio.
De acordo com a assessoria de imprensa da Anhanguera-Uniderp, não é possível calcular quantas vagas sobraram da fase inicial, pois os alunos fazem, primeiro, a inscrição e têm até três dias para efetivar a matrícula. “Só saberemos a quantidade de vagas que sobraram quando terminar o prazo da matrícula e não da inscrição”, ressalta a assessoria.
O Pronatec oferece vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica em duas modalidades: a Bolsa-Formação Trabalhador, para cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de curta duração, com carga horária mínima de 160 horas) e a Bolsa-Formação Estudante, para cursos técnicos (duração mínima de 800 horas) para estudantes das redes públicas ou privadas com bolsa integral de estudo e alunos que concluíram o Ensino Médio (Sisutec).
Durante o curso, o estudante receberá material didático, kit aluno (caderno, caneta, lápis, borracha e apontador) e auxílio para alimentação e transporte no valor de R$ 4 (quatro reais) por hora/aula.
Cursos oferecidos
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Desenho de Construção Civil
Técnico em Edificações
Técnico em Eletrônica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Técnico em Redes de Computadores
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Trânsito
Técnico em Controle Ambiental
Técnico em Meio Ambiente.
Documentos exigidos
Carteira de Identidade (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho)
Título de Eleitor e comprovante de votação (1º e 2º turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado (para candidatos maiores de 18 anos).
Certidão de Nascimento ou de Casamento.
Histórico Escolar
Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
CPF
1 foto 3×4 recente.
Comprovante de residência.