A eliminação do Barcelona nas quartas de final da Liga dos Campeões, após derrota para o Atlético de Madri, nesta quarta-feira, mexeu com os ânimos da imprensa espanhola, que acabou elegendo os seus ‘culpados’. Messi e o treinador Tata Martino foram os mais criticados. O brasileiro Neymar, por outro lado, foi um dos poucos poupados e chegou até a ser elogiado.

O jornal Marca, além de dar nota 3 para o atacante argentino, ainda fez questão de ressaltar que ele “ficou totalmente desaparecido” durante os dois jogos contra o Atlético. Martino ficou com nota 2 e foi criticado por perder o duelo contra Simeone. Neymar, ‘um dos melhores’, levou nota 6 e ganhou elogios: “Um dos poucos que tentou algo. (…) Fez uma jogada de grande qualidade com uma caneta em Tiago”, lembrou trecho da matéria.

O Mundo Deportivo seguiu a mesma linha. Para o portal, “Neymar e Pinto foram os únicos que se salvaram”. As boas jogadas do camisa 11 foram elogiadas, em especial o lance sobre Tiago. A manchete também lamentou que Messi não tenha sido “desequilibrante e decisivo” como antes.

O As foi ainda mais incisivo na sua comparação entre os craques sul-americanos: “Neymar foi o melhor do Barça e Messi não existiu”. Nas notas, o argentino não recebeu nenhuma ‘estrela’. “O Barcelona só dava sinais de vida através de Neymar”.

Por fim, 10 jornalistas do portal Sport elegeram os três melhores jogadores do Barça no duelo e nove deles escolheram Neymar como um dos destaques. Messi foi ‘esquecido’. “Neymar tentou e deu verdadeira dor de cabeça para a defesa do Atlético”, opinou um deles.