O principal índice da Bovespa subiu mais de 2% e se aproximou da máxima de fechamento em 2014 nesta segunda-feira, com investidores apostando em novas pesquisas eleitorais desfavoráveis para a presidente Dilma Rousseff.

O Ibovespa subiu 2,15%, a 54.273 pontos, ante máxima de fechamento no ano de 54.412 pontos em 14 de maio. Nenhum dos 71 ativos do índice caiu. Apenas Brookfield ficou estável. O giro financeiro do pregão totalizou R$ 7,26 bilhões. Na sexta-feira, pesquisa do Datafolha mostrou queda nas intenções de voto em Dilma para a eleição presidencial de outubro e garantiu ao Ibovespa alta de 3%, a maior em dez semanas. Investidores apostam em novas baixas para a presidente nas próximas pesquisas.

“Não tem nenhum boato específico sobre os resultados, mas os agentes estão tomando posições especulativas sobre uma possível queda de Dilma ou maior chance de segundo turno”, disse o operador Thiago Montenegro, da Quantitas Asset Management.

O site do Tribunal Superior Eleitoral mostra que pesquisa do Ibope Inteligência, com abrangência nacional e contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo, tem divulgação programada para terça-feira. Outra pesquisa, da Vox Opinião e encomendada pela Editora Confiança, tem divulgação prevista para quarta-feira.

A ação preferencial da Petrobras subiu 2,2%. Banco do Brasil ganhou 2,9%, após o Conselho do banco aprovar novo programa de recompra equivalente a até 3,5% de suas ações em circulação. Por sua vez, JBS disparou 6,3%, após sua unidade norte-americana Pilgrim’s Pride desistir de oferta pela Hillshire Brands.

Recentemente, a ação da processadora de carnes brasileira recuou, diante do receio de uma guerra de ofertas entre ela e a Tyson Foods pela Hillshire. A Tyson acabou levando o controle da fabricante de salsichas norte-americana por US$ 63 a ação.

A distribuidora de energia Eletropaulo teve a maior alta do Ibovespa, de 7,37%, depois que o preço da energia de curto prazo mostrar forte queda para esta semana, com melhora em previsões de chuvas sobre hidrelétricas do país em junho, o que favorece as distribuidoras.

Além disso, em relatório divulgado pela manhã o Citi Research mostrou otimismo com o reajuste tarifário das distribuidoras, que poderia ficar acima das expectativas do mercado e causar a reavaliação dos ativos de distribuição. O ciclo de revisão tarifária deve começar na terça-feira.

“Os resultados finais devem sair no segundo semestre ou início de 2015, mas esperamos que as ações reajam à proposta inicial para o WACC (custo médio ponderado de capital) para o setor”, afirmaram os analistas Marcelo Britto e Kaique Vasconcellos. A ação de Energias do Brasil, que também tem negócios no ramo de distribuição, teve a segunda maior alta do índice, de 6,7%.