Geral

Homens têm pesadelos com desastres e mulheres com traições, diz estudo

O estudo mais abrangente sobre pesadelos feito por psicólogos da Universidade de Montreal descobriu que os fenômenos são diferentes de acordo com o gênero. A pesquisa entrevistou 572 pessoas sobre cerca de 10 mil sonhos e concluiu que os tormentos são bastante diferentes. As informações são do Daily Mail. Os pesadelos dos homens foram mais […]

Arquivo Publicado em 08/02/2014, às 20h20

None

O estudo mais abrangente sobre pesadelos feito por psicólogos da Universidade de Montreal descobriu que os fenômenos são diferentes de acordo com o gênero. A pesquisa entrevistou 572 pessoas sobre cerca de 10 mil sonhos e concluiu que os tormentos são bastante diferentes. As informações são do Daily Mail.

Os pesadelos dos homens foram mais propensos a apresentar temas de desastre ou calamidade, como inundações, terremotos e guerra. Por outro lado, os conflitos de relacionamento, como aqueles com cônjuge, parente ou colega de trabalho foram muito mais frequentes nos pesadelos das mulheres – e raro nos grupo masculino.

Os indivíduos que aparecem em sonhos ruins também variaram de acordo com o gênero. As mulheres mostraram ter pesadelos com pessoas conhecidas e em ambientes familiares, já muitas das cenas epersonagens de pesadelos dos homens foram completamente fictícios.

Existem várias explicações possíveis para tudo isso, o professor Antonio Zadra, co-autor do estudo e um dos pesquisadores de sonhos mais importantes do mundo, disse que poderia ser até a evolução e, por exemplo, o papel profundamente enraizado do macho como o protetor, sempre à procura de ameaças físicas à sua família. Alguns especialistas acreditam que a principal razão de sonhar é preparar nossas mentes para sobreviver a situações perigosas.

“No caso dos homens, pesadelos poderiam ser um retrocesso para momentos em que a sua sobrevivência foi baseada na em luta ou fuga”, disse Zadra.

Outra teoria é baseada no pressuposto de que todos os nossos sonhos estão enraizados em nossos interesses reais e medos. Na “vida real”, os homens e os meninos gostam de assistir a filmes de terror e suspense, enquanto as mulheres preferem dramas emocionais. O mesmo ocorre nos pesadelos.

O estudo também descobriu que os sonhos e pesadelos ruins dos homens tendem a ser mais agressivos. O que as pessoas podem não perceber é que a maioria dos pesadelos começa bastante calmo, mas, em seguida, um evento funciona como um gatilho para as sensações ruins.

Jornal Midiamax