Pular para o conteúdo
Geral

Homens-bomba matam 6 em centro cultural iraniano em Beirute

Um duplo atentado suicida contra um centro cultural iraniano em Beirute matou seis pessoas nesta quarta-feira. O atentado foi reivindicado por um grupo filiado à Al-Qaeda, como resposta à intervenção do Irã e do grupo xiita libanês Hezbollah na guerra civil da Síria. O Exército disse que o ataque num subúrbio xiita da zona sul […]
Arquivo -

Um duplo atentado suicida contra um centro cultural iraniano em Beirute matou seis pessoas nesta quarta-feira. O atentado foi reivindicado por um grupo filiado à Al-Qaeda, como resposta à intervenção do Irã e do grupo xiita libanês Hezbollah na guerra civil da Síria.

O Exército disse que o ataque num subúrbio xiita da zona sul de Beirute, numa hora de grande movimento matinal, foi realizado por dois militantes suicidas a bordo de um carro carregado de explosivos. Uma tática similar foi usada em novembro num duplo atentado suicida na embaixada do Irã em Beirute, perto dali.

As Brigadas de Abdullah Azzam, um grupo sunita radical, reivindicou a autoria do novo ataque, que deixou mais de cem feridos e foi descrito como um ato terrorista pelo primeiro-ministro Tammam Salam, um sunita.

Pelo Twitter, as Brigadas disseram que o alvo da “operação de martírio duplo” era o centro cultural iraniano, e prometeram mais ataques.

Um juiz que investiga o caso disse que 160 quilos de explosivos foram usados no atentado. As explosões ocorreram 20 metros do centro cultural, quebrando também as vidraças de um orfanato próximo, mantido por uma entidade beneficente sunita.

A cifra de seis mortos inclui os dois militantes suicidas. O embaixador iraniano no Líbano disse que entre os mortos há também um policial libanês que vigiava o centro cultural, mas que nenhum dos funcionários do local ficou ferido. Também há crianças entre as vítimas, e restos de corpos eram visíveis no local.

O bairro em questão é controlado pelo grupo xiita Hezbollah, que luta ao lado das forças do governo de Bashar al Assad na guerra civil da vizinha Síria – um conflito que alimenta tensões entre sunitas e xiitas no próprio Líbano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PR: Mulher é presa por armazenar pornografia infantojuvenil da própria filha

Homem morto a tiros ao avançar em PMs no Jardim Nashville estava foragido da Justiça

Suspeito de colocar fogo em banheiro químico próximo ao STF é detido

De olho no acesso, Maracaju surpreende e assume liderança no início do Estadual da Série B

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

Professora acusada de estuprar aluna de 4 anos em creche é afastada, diz Semed

Últimas Notícias

Cotidiano

Morador perde carteira com documentos e cartões no Aero Rancho e busca por informações

Proprietário da carteira a perdeu na última quinta-feira (4). A última vez que a usou foi em uma conveniência na Rua Santa Quitéria

Emprego e Concurso

IFMS abre processo seletivo para reingresso de alunos

A seleção possibilita que estudantes desligados ou evadidos possam retornar aos cursos; não haverá abertura de vagas para novos alunos

Mundo

Macron indica ministro da Defesa como premiê em tentativa de pôr fim a crise política na França

Sébastien Lecornu atua no governo de Macron desde 2017

MidiaMAIS

Inédita em MS, Bienal Pantanal terá convidados nacionais e mais de 70 atividades gratuitas

Leandro Karnal, Almir Sater e Ana Maria Gonçalves estão entre os participantes do evento