Será aberta nesta sexta-feira (13 de junho), às 20 horas, no Centro de Atendimento ao Turista de Coxim a “I Mostra Cultural da Fotografia Coxinense”, projeto patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado que aborda olhares sobre tradições e peças pantaneiras.

Através das lentes do fotógrafo Hernandes Júnior e de artistas convidados a mostra apresenta a identidade da população local através da iconografia histórica e cultural: lidas, saberes, artesanato, usos e costumes, sítios arqueológicos, paisagens e gastronomia.

Utilizando-se de objetos e elementos simples como o berrante, a guampa do tereré, as tralhas do arreio, as comitivas, os pratos típicos, as antigas edificações, as ferramentas e o trabalho, principalmente das comunidades ribeirinhas, a mostra faz um recorte detalhado e sensível acerca das particularidades e da identidade cultural de Coxim.

A “I Mostra Cultural da Fotografia Coxinense” conta com sessenta fotos profissionais de Hernandes Júnior em três diferentes formatos e quarenta de colaboradores voluntários do projeto.

Residindo há 10 anos em Coxim, Hernandes Júnior encontrou seu caminho nas artes através da fotografia. Fez parte de uma missão especial de paz da ONU ao Haiti com o Exército Brasileiro como cabo. Foi lá, registrando o drama da população que sofria com a fome e a morte, que o interesse pela fotografia despertou.

Entretanto, com o passar do tempo, o fotógrafo iniciou uma jornada mais profunda pela cultura haitiana registrando também suas danças, religiosidade, usos e costumes. Ao voltar a Coxim, em 2011, Hernandes lançou-se a clicar a arte, a cultura e a natureza pantaneira.

Sua fotografia “Letreiro Monçoeiro” foi uma das classificadas no Concurso de Fotografias: Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul – Nossa Identidade 2012, do Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura e atualmente faz parte do acervo.

Serviço: A “I Mostra Cultural da Fotografia Coxinense” será aberta nesta sexta (13 de junho), às 20 horas no Centro de Atendimento ao Turista, que fica na Rua Antonio de Albuquerque, 100, ao lado da Casa do Artesão, no Centro de Coxim.