O grupo separatista basco ETA se comprometeu a levar até o fim o processo de desarmamento do grupo, dias depois de inutilizar parte de seu arsenal diante de um grupo de verificação, segundo um comunicado divulgado neste sábado.

O ETA disse que concordou com a Comissão Internacional de Verificação (CIV), que não é reconhecida pelo governo espanhol, que o processo de desarmamento seja realizado com um método pré-fixado.

“O processo de selagem de arsenais começou e o compromisso do ETA é ir até o fim, até o último arsenal”, disse o comunicado publicado no site naiz.info.

A iniciativa do ETA é considerada um passo a mais para a deposição definitiva de suas armas, após o fim da violência decretado em 2011, mas é rejeitado pelo governo espanhol, que exige a dissolução de uma organização que matou mais de 820 pessoas em seus mais de 40 anos de luta por um País Basco independente.

O ETA acrescentou que o processo de desarmamento iniciado está sendo difícil, pois não depende apenas de sua vontade e dos verificadores, e advertiu que “os ataques e obstáculos podem afetar seriamente a viabilidade do processo”.