Depois da notícia de que 5 milhões de senhas de usuários do Gmail foram divulgadas em um fórum russo, nessa quarta-feira, o se pronunciou em seu blog de segurança. Em nota, a companhia reafirma o compromisso de manter os dados das pessoas a salvo.

Segundo a empresa, os vazamentos não são resultado de uma violação no sistema, mas de combinações de outras fontes, como por exemplo a utilização do mesmo nome de usuário e senha em diferentes sites.

Para minimizar o susto, o Google afirma que menos de 2% das combinações estavam atualizadas. Nestes casos, o sistema anti-seqüestro de contas bloqueou diversas tentativas de login e exigiu a redefinição de senhas.

Para quem deseja tornar sua conta mais segura, o blog oferece três dicas. Confira:

1) Use uma senha forte e exclusiva para cada conta. Assim, se o dado de um endereço vazar, você não sofrerá fortes conseqüências;

2) Atualize as opções de recuperação para que o sistema possa entrar em contato caso sua senha seja alterada sem permissão;

3) É indicado optar pela verificação em dois passos, que adiciona uma camada extra de segurança à conta. Para isso, clique aqui e confira todos os controles de segurança oferecidos pelo Google.