A Fundação Social do Trabalho em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania realizaram, nesta quinta-feira (11), cadastramento dos catadores que atuam no aterro sanitário. O objetivo foi o de atender as decisões pactuadas pelo grupo de trabalho instituído pelo prefeito Gilmar Olarte, por meio de decreto. As ações são compostas pelos secretários municipais, comissão dos catadores de materiais recicláveis e a empresa responsável pelo gerenciamento dos resíduos da Capital.

De acordo com o diretor-presidente da Funsat, Cicero Ávila, o cadastro possibilitará o diagnóstico com o perfil dos catadores que atuam no aterro sanitário. “Essa pesquisa aprofundada irá identificar os trabalhadores, permitindo que a prefeitura formule um conjunto de políticas assertivas, pois estão sendo levantados os indicadores de saúde, nível de escolaridade, renda e condições de trabalho, perfil de qualificação que visa capacitá-los e organizá-los em cooperativa”, explicou o diretor da instituição.

Para Rudmar Soares Reis, um dos representantes do grupo de catadores, a iniciativa é resultado das reuniões mantidas entre a prefeitura e os outros órgãos envolvidos. “Todas as decisões são tiradas em grupo, desde que foi reaberto o aterro estamos participando das reuniões. Hoje está bem melhor, já temos os equipamentos de EPIS (equipamento de proteção individual), pois o trabalho aqui é braçal, nós queremos melhores condições de trabalho e segurança”, afirma Rudmar.

A atualização do cadastro dos catadores feita pela SAS e Funsat é uma ação definida no Plano de Trabalho e visa diagnosticar a situação concreta de cada um e inseri-los em programas assistenciais e de qualificação.