Não é hora mais de olhar para trás. Pelo contrário. Hoje, diante da Cabofriense, às 22h, no Moacyrzão, em Macaé, com transmissão em tempo real do LANCE!Net, o Fluminense encara um rival direto na briga pelas primeiras posições. Mais do que isso, o Tricolor precisa dar um passo para esquecer a desastrosa atuação contra Botafogo e recuperar a confiança conquistada com as sete vitórias consecutivas no Carioca.

A partida de hoje pode ser fundamental para os planos de classificação às semifinais. Com 22 pontos, na segunda colocação, o Flu leva vantagem sobre o rival de logo mais no saldo de gols (nove contra cinco). E uma derrota jogará a equipe tricolor para a terceira colocação, além de facilitar a proximidade de outros rivais, como Vasco, Nova Iguaçu e Botafogo, em caso de triunfo de todos.

Apesar do baque com a goleada sofrida para o time reserva do Botafogo, a confiança não foi totalmente abalada, segundo Renato Gaúcho.

“Há males que vêm para o bem. Perdemos um jogo, um clássico, que não poderíamos ter perdido. Porém, perdemos na hora certa. Quando podíamos”, afirmou.

Além do time tricolor, quem também busca a reabilitação é Fred. Na derrota para o Alvinegro, o atacante desperdiçou um pênalti e mostrou que a fase não melhorou ainda, como era previsto após ter sido decisivo contra o Macaé. Porém, o goleador pode entrar mais aliviado, já que foi lembrado por Luiz Felipe Scolari na segunda-feira e convocado para o amistoso da Seleção contra a África do Sul, no próximo dia 5. E para recuperar a autoestima, nada melhor do que o apoio do comandante. Depois de perder dois pênaltis nos últimos jogos, o capitão continuará sendo o batedor oficial.

“Pênalti? Fred vai bater. Está bem, está feliz, está magrinho. O Zico também errou em uma Copa do Mundo. Faz parte. Confio no meu jogador”, disse.

O jogo pode ser um divisor de águas para o Flu. Uma vitória servirá para provar que a derrota no clássico foi um acidente de percurso. Mas se perder de novo…