Após o alívio com a confirmação da Arena da Baixada como sede para a Copa do Mundo de 2014, voltaram as cobranças. Na reunião entre as autoridades políticas de Curitiba e o consultor técnico da Fifa, Charles Botta, ficou estabalecido que o estádio vai precisar sim de um evento-testo. Procedimento normal a todas as sub-sedes do Mundial, mas que havia sido dispensada da capital paranaense devido ao prazo curto.

Antes de fazer a vistoria final na Arena da Baixada, Charles Botta se encontrou com o presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e outros políticos paranaenses. Além da discussão do dinheiro para a reta final das obras no estádio, o consultor da Fifa solicitou um evento-teste, que deve acontecer ainda no mês de março.

Em Florianópolis, em um pronunciamento oficial sobre o caso, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, confirmou a exigência. “É importante entender que vamos trabalhar em Curitiba em instalações temporárias dentro do necessário para ter o estado pronto. Em 15 de maio, o estádio estará pronto. Até o final de março, começo de abril, faremos os primeiros testes”, antecipou.

Após tudo isso, o prefeito da cidade garantiu que mais uma vez todas as reivindicações da Fifa vão ser atendidas. “Vamos honrar todos os nossos compromissos, a população curitibana pode ter certeza disso”, garantiu Gustavo Fruet.

Além disso, o prefeito evitou apontar os erros que deixaram Curitiba na marca do pênalti, já que em 2009, quando foi indicada, a cidade era apontada como a sede com o estádio mais avançado. “Agora não é a hora de falar sobre isso, e sim destacar a união de todos os envolvidos nesta reta final”, complementou Fruet. A mesma linha foi seguida pelo governador Beto Richa, que se pronunciou por intermédio do Twitter. “É o fruto do esforço conjunto. Isso faz Curitiba ser a terceira sede em número pedido de ingressos para a competição”, declarou.