Pular para o conteúdo
Geral

Festival vai ensinar como contar história de forma criativa e divertida

Envolver as crianças no mundo da literatura é preciso muito mais que livros, é preciso imaginação. Contar história não simplesmente lê-las, mas interpretá-las de forma divertida e criativa. O mundo da literatura precisa ser grande, imaginativo. É exatamente isso, que o “1º Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS’, que vai acontecer entre os […]
Arquivo -

Envolver as crianças no mundo da literatura é preciso muito mais que livros, é preciso imaginação. Contar história não simplesmente lê-las, mas interpretá-las de forma divertida e criativa. O mundo da literatura precisa ser grande, imaginativo.

É exatamente isso, que o “1º Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS’, que vai acontecer entre os dias 28 a 30 de agosto, em , se propõe. O evento contará com oficinas de contadores de histórias regionais e de outros estados e com apresentações paralelas para a população e estudantes.

No período, o Centro Cultural José Octávio Guizzo e várias escolas de Campo Grande vão receber a iniciativa do Instituto Sócio Cultural Curumins, com investimento do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Segundo Marta Cel, uma das organizadoras, o Festival nasceu com o objetivo de estimular e aperfeiçoar práticas de contação, resgatando esta arte como ferramenta importante na formação do gosto pela leitura e fortalecimento dos vínculos de pertencimento da plateia à sociedade sul-mato-grossense.

A arte de contar histórias é um dos atos mais antigos do mundo. Já foi posse exclusiva de preservadores da história oral e de aventureiros viajantes, que transmitiam acontecimentos ocorridos em povos distantes a sua plateia.

“Contar histórias é uma arte que resgata e valoriza o folclore e a cultura de um povo e estimula a leitura e o sentimento de pertencimento ao MS, quando reconhecemos nossos patrimônios culturais nas histórias que ouvimos. Neste sentido, a contação não se restringe apenas às crianças, adultos também podem aproveitar este passeio lúdico na oralidade”, realça Marta.

Oficinas

As oficinas são voltadas tanto para educadores, artistas, musicistas, professores e outros profissionais que lidam com o universo artístico e educacional, quanto para pessoas sem experiência na área, que querem aprender mais sobre o universo da contação de histórias. Ministradas por profissionais sul-mato-grossenses e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e , as oficinas acontecem nos dias 28 e 29 de agosto, das 13h30 às 17 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

No total, serão realizadas cinco oficinas: “A Musicalidade na Palavra do Narrador de Histórias”, com Beatriz Myrrha (MG); “O Corpo Cênico do Contador de Histórias”, com Ciro Ferreira (MS); “Projetos Interdisciplinares de Leitura a partir da Contação de Histórias”, com Shirlene Alvares (GO);“A Arte de Ouvir e Contar Histórias”, com Tânia Antunes (SP) e “Ciranda de Contos e Cantigas”, com Conceição Leite (MS). Para participar não é necessária formação específica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Contações e apresentações no Centro Cultural José Octávio Guizzo

Paralelas às oficinas de aprendizagem e troca de experiências, acontecerão diversas apresentações, abertas ao público no Centro Cultural.Na manhã do dia 28 (quinta-feira), às 8 horas, as atividades do Festival começam com a chegada daBANJHUR -Banda de Percussão E.E José Maria Hugo Rodriguessob a regência de WenderssonTognon de Oliveira;depois, às 9 horas, músicas, contações e apresentações de caravanas de diversas localidades do MS. Também no dia 28 acontece a solenidade de abertura do Festival, às 19 horas, com a participação da banda “Os Morenos”, homenageando o poeta da terra Emmanuel Marinho.

No dia 29 (sexta-feira) a programação começa com “Roda de Conto”, às 8h30. Mais tarde, às 19 horas, acontece o “1º Fórum Estadual de Contadores de Histórias”.

Já no dia 30 (sábado), às 8 horas, acontece o “Piquenique de Conto, momento de blablação”, também no Centro Cultural, com mais contação, música, troca de experiências. Depois, às 11 horas, o Festival será encerrado com a entrega dos certificados dos participantes das oficinas.

Contações em escolas e instituições

O Festival também contará com apresentações em escolas e instituições. No dia 28, às 8 horas, haverácontação nas escolas estaduais Armando de Oliveira e Carlos Henrique Schrader, que também recebe contação às 14h do mesmo dia. No dia 29, às 8 horas, tem apresentação na escola estadual Padre Franco Delpiano; às 9 horas na escola Sesi e, às 14 horas, nas escolas Carlos Henrique Schrader, OMEP/IEMS e na ONG Recanto da Criança.

Serviço

O “1º Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS’, acontece de 28 a 30 de agosto, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (na rua 26 de agosto, 453, Centro) e, em escolas estaduais (conforme programação). Informações e inscrições pelos telefones 67 9240-9999 e 9606-9839 e pelo email [email protected]

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional