Pular para o conteúdo
Geral

Facebook faz piada com estudo que prevê esvaziamento da rede

O Facebook “brincou” nesta quinta-feira (23) com um recente estudo da Universidade Princeton que prevê um futuro negro para a rede social nos próximos quatro anos e respondeu com um relatório improvisado que concluiu que o prestigiado centro universitário ficará sem estudantes em 2021. Uma tese elaborada por dois estudantes de doutorado de Princeton afirmando […]
Arquivo -

O Facebook “brincou” nesta quinta-feira (23) com um recente estudo da Universidade Princeton que prevê um futuro negro para a rede social nos próximos quatro anos e respondeu com um relatório improvisado que concluiu que o prestigiado centro universitário ficará sem estudantes em 2021.

Uma tese elaborada por dois estudantes de doutorado de Princeton afirmando que a rede social perderá 80% de seus usuários até 2017 foi divulgada também na quinta chamou a atenção na internet e surpreendeu o Facebook, que qualificou o trabalho como “sem sentido”.

No dia seguinte, os especialistas em análise de dados do Facebook, “intrigados com o prognóstico” de sua empresa feito pelos doutorandos, elaboraram um relatório sobre a universidade utilizando “a mesma metodologia” dos pesquisadores em seu “modelo epidemiológico modificado para descrever as dinâmicas da atividade do usuário de redes sociais online”.

O texto de Princeton estabelece uma analogia entre a curva de adoção, ascensão e queda das redes sociais com as doenças infecciosas, e baseia seus prognósticos em tendências extraídas de “dados públicos de buscas realizadas no Google”.

“Extrapolando o modelo que melhor se encaixa com o futuro, sugere-se que o Facebook atravessará um rápido declínio nos próximos anos e perderá um 80% de seu pico de usuários entre 2015 e 2017”.

Em sua resposta à universidade, a rede social afirmou que Princeton tem menos cliques no botão “curtir” do Facebook do que Harvard e Yale. Também afirmou que diminuiu a quantidade de suas publicações desde o ano 2000 e constatou que o número de buscas no Google Scholar –que reúne artigos acadêmicos– sobre Princeton também caiu.

Usando “o mesmo princípio” do relatório de Princeton, o Facebook estabeleceu uma correlação entre as inscrições de estudantes em uma instituição e a quantidade de buscas sobre ela no Google.

“Esta tendência sugere que Princeton terá só a metade de suas matrículas atuais em 2018 e, em 2021, não terá alunos”, diz o relatório do Facebook.

Mas a piada ainda foi além.

“Enquanto estamos preocupados com a Universidade de Princeton, nós estamos ainda mais preocupados com o destino do planeta. As pesquisas no Google do termo ‘ar’ também caíram de forma contínua e nossas projeções mostram que para o ano de 2060 não haverá mais ar”, afirmou o “estudo” do Facebook.

Seus autores quiseram “lembrar, de forma divertida, que nem todas as pesquisas são iguais e que alguns métodos de análise levam a conclusões muito equivocadas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
grávida

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Últimas Notícias

Polícia

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

A vítima ainda foi chamada de desrespeitosa por não deixar ser tocada pelo criminoso

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos