Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi tiveram recordes em número de competidores, medalhas concedidas e qualidade de arenas, mantendo os atletas felizes e provando que os críticos estavam errados, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, neste domingo.

Conversando com repórteres horas antes da cerimônia de encerramento dos Jogos, Bach, que passou por sua primeira Olimpíada como presidente, após assumir em setembro do ano passado, disse que o apoio do governo russo e o envolvimento pessoal do presidente Vladimir Putin contribuiu para o sucesso.

“Foram Jogos excelentes e o que conta mais é a opinião dos atletas e eles estão muito satisfeitos”, acrescentou.

Mais de 2,8 mil atletas de 88 países – duas marcas recordes – participaram dos Jogos, que tiveram 12 eventos novos para atrair fãs mais jovens e mais transmissão de televisão do que nunca.

No entanto, os Jogos também viram seis casos de doping, cinco a mais que na edição de 2010, em Vancouver, apesar de Bach achar que isso é prova de que o sistema funciona.

“O número de casos, para mim, não é realmente relevante. O que é importante é que vimos que o sistema funciona”, disse.

“Mostra que o COI fala sério a respeito da política de tolerância zero porque esses atletas foram desclassificados dos Jogos.”

Ele também disse que os críticos que duvidavam da capacidade da Rússia de sediar um evento como esse agora estão convencidos.

“Você tem que perguntar a todos os que criticaram se eles mudaram de opinião agora”, disse Bach, ao ser perguntado sobre o que diria aos críticos depois do fim das Olimpíadas.

Sochi passou por uma “transformação fantástica” de algo que parecia mais como um “sanatório estilo Stalin”, no meio dos anos 1990, para uma cidade que recebeu uma Olimpíada com arenas de última geração.

“Era terrível. Ver a cidade 20 anos depois é incrível.”

No meio dos anos 1990, Sochi tentou sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, mas não conseguiu.