Pular para o conteúdo
Geral

Eurocâmara classifica soltura de Tymoshenko como ‘histórica’

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, avaliou positivamente neste sábado a libertação da ex-primeira-ministra ucraniana e líder opositora Yulia Tymoshenko, um feito com que qualificou de “momento histórico para a Ucrânia e para a Europa”. “Meus pensamentos estão com Yulia, sua família e seus seguidores”, declarou o presidente do PE em comunicado sobre a […]
Arquivo -

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, avaliou positivamente neste sábado a libertação da ex-primeira-ministra ucraniana e líder opositora Yulia Tymoshenko, um feito com que qualificou de “momento histórico para a Ucrânia e para a Europa”.

“Meus pensamentos estão com Yulia, sua família e seus seguidores”, declarou o presidente do PE em comunicado sobre a libertação de Tymoshenko, condenada em 2010 a sete anos de prisão por abuso de poder e que hoje deixou a clínica onde estava internada desde maio de 2012 devido a uma hérnia de disco, pouco depois que a Rada Suprema (Parlamento), controlada agora pela oposição, destituiu o presidente do país, Viktor Yanukovich.

Schulz dedicou palavras de agradecimento ao ex-presidente do PE Pat Cox e ao ex-mandatário da Polônia, Aleksander Kwasniewski, por sua dedicação a ajudar a preparar as bases para essa libertação. “A delegação do PE já está em Kiev neste momento histórico”, assinalou.

Schulz destacou, ainda, a importância do anúncio das eleições presidenciais antecipadas na Ucrânia previstas para 25 de maio. “A mudança está chegando à Ucrânia. Presto homenagem aos que protestam de maneira pacífica e que mantenham a calma”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente do Partido Popular Europeu (PPE), Joseph Daul, manifestou em comunicado o “enorme alívio” de seu partido diante da libertação de Tymoshenko, “após quase três anos de prisão injusta, motivada por razões políticas”.

“Yulia Tymoshenko foi uma fonte constante de orgulho e inspiração para todos nós na família do PPE”, assegurou Daul, que acrescentou que sua liberdade constitui uma conquista não só para ela e sua família, mas também para todos os que acham em uma Ucrânia europeia ancorada na democracia, os direitos humanos e o Estado de Direito.

O presidente do PPE afirmou que seu partido continua apoiando a “os ucranianos que buscam um país mais democrático, próspero e europeu” e ressaltou que a UE deve garantir que esses ideais se mantêm no centro do futuro processo de reformas.

EUA saúdam liberação de opositora

Os Estados Unidos saudaram neste sábado a liberação da ex-primeira-ministra ucraniana e líder opositora Yulia Timochenko, enquanto afirmaram que o país deve “decidir seu próprio futuro”, após a destituição do presidente Viktor Yanukovytch pelo Parlamento.

“Nós a desejamos uma rápida recuperação enquanto busca o tratamento médico adequado, de que tanto precisa”, indicou a Casa Branca em um comunicado, acrescentando: “O princípio inquebrantável que deve guiar os acontecimentos é o de que o povo da Ucrânia deve decidir seu próprio futuro”.

A Casa Branca indicou em seu comunicado que tem defendido permanentemente “uma redução da violência, uma mudança constitucional, um governo de coalizão e eleições antecipadas”. “Os acontecimentos de hoje nos aproximam destas metas”, acrescentou.

“Saudamos o trabalho construtivo da Rada (Parlamento) e seguimos pedindo a rápida formação de um governo amplo e tecnocrático de união nacional”, indicou na nota.

Washington concluiu: “Trabalharemos com nossos aliados, com a Rússia e com as organizações europeias e internacionais adequadas para apoiar uma Ucrânia forte, próspera, unida e democrática”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Últimas Notícias

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados