EUA pedem a iraquianos que superem diferenças para derrotar EI
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, pediu nesta sexta-feira aos iraquianos que superem suas diferenças e se unam “ao esforço comum” de derrotar os jihadistas do Estado Islâmico (EI) em um editorial publicado no “Washington Post”. Intitulado “Os iraquianos devem superar suas diferenças para derrotar os terroristas”, o texto de Biden enfatiza que sem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, pediu nesta sexta-feira aos iraquianos que superem suas diferenças e se unam “ao esforço comum” de derrotar os jihadistas do Estado Islâmico (EI) em um editorial publicado no “Washington Post”.
Intitulado “Os iraquianos devem superar suas diferenças para derrotar os terroristas”, o texto de Biden enfatiza que sem unidade interna no Iraque “nenhuma intervenção estrangeira funcionará e nenhuma durará para sempre”.
“Mesmo que não existisse o EI, a sobrevivência do Iraque continuaria dependendo da habilidade dos iraquianos para estacionar suas diferenças e se unirem”, diz o editorial.
Para Biden, um exemplo do espírito de cooperação necessário foi o vivido esta semana no norte do Iraque, onde as forças iraquianas e curdas trabalharam juntas para recuperar a represa de Mossul.
“Foi a primeira operação conjunta desse tipo e é um modelo no qual é preciso avançar”, considerou o vice-presidente.
Os EUA condenaram na quinta-feira o atentado em uma mesquita do Iraque, com dezenas de mortos.
Este ataque, liderado por um grupo xiita contra uma mesquita da cidade de Bin Wais, na província de Diyala, deixou cerca de 70 mortos entre os fiéis sunitas, segundo grupos sunitas e testemunhas, embora o governo tenha falado em cerca de 30 mortos.
“O atentado ressalta a necessidade de os líderes iraquianos de dar os passos necessários para ajudar a unificar o país contra todo tipo de violência extremista”, disse nesta sexta-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.
O secretário de Estado, John Kerry, conversou por telefone com o ministro de exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari, e lhe ofereceu suas condolências pelo incontável número de iraquianos, religiosos e grupos étnicos que foram vítimas dos “bárbaros” ataques do EI.
O Iraque é palco de um conflito armado, com tinturas sectárias, desde junho passado, quando insurgentes sunitas liderados pelo grupo jihadista Estado Islâmico lançaram uma ofensiva na metade norte do país.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.