Pular para o conteúdo
Geral

Estresse do dia a dia causa mau hálito, saiba como prevenir

Criança chorando, cachorro sujando a casa que estava limpa, trânsito lento, pressões no trabalho, atrasos. Tudo isso vira motivo para o dito “estresse” e, inclusive, o mau hálito. Isso porque quando ficamos estressados ocorre uma redução na produção de saliva, já que as atividades das glândulas salivares dependem do bom funcionamento do nosso Sistema Nervoso […]
Arquivo -

Criança chorando, cachorro sujando a casa que estava limpa, trânsito lento, pressões no trabalho, atrasos. Tudo isso vira motivo para o dito “estresse” e, inclusive, o mau hálito. Isso porque quando ficamos estressados ocorre uma redução na produção de saliva, já que as atividades das glândulas salivares dependem do bom funcionamento do nosso Sistema Nervoso Central.

Para quem não sabe, o mau hálito, ou halitose, é uma alteração desagradável em nosso ar expirado; e pode significar uma mudança orgânica que necessita de tratamento, ou fisiológica, que requer orientações.

Conforme explica a gastroenterologista clínica do Instituto do Aparelho Digestivo, com especialidade em hepatologia, doutora Rita de Cássia Baréa (CRM 3907/MS), “em caso de estresse é normal a boca ficar seca, produzirmos saliva mais espessa e, em menor escala, até termos refluxo gastroesofágico. Tudo isso contribui para a estagnação de matéria orgânica sobre o dorso da língua. Por conseguinte, a degradação desse material determina a formação dos compostos responsáveis pelo mau odor que serão eliminados pelo ar expirado.”

Prevenção

Higiene bucal impecável não basta para garantir um hálito saudável. “Alimentação saudável, com intervalos de tempo não superiores a três horas entre as refeições e beber muita água são dicas simples e que, com a nossa rotina agitada, acabamos esquecendo”, explica a doutora. Rita.

Além disso, com tempo reduzido para o almoço, é natural as pessoas comerem mais rapidamente, mastigando menos e provocando diminuição na salivação. “O ideal é conseguir mais tempo no dia a dia para cuidar de si”, orienta a gastroenterologista.

Quando a halitose é indício de alguma doença

De modo geral, a halitose passa a ser um problema de saúde com consequências sociais, morais, psicoafetivas e até econômicas. Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 40% da população mundial tem halitose.

Além do fator estresse, o mau hálito pode ser indício principalmente de problemas orais – como cáries, má escovação dos dentes e da língua, sinusite, amidalite, problemas de origem digestiva e até mesmo sistêmica, como diabetes e alterações hormonais.

“A orientação é de que todo paciente que desconfie ser portador de halitose procure o seu médico para tentar identificar a origem deste problema. O dentista, gastro, clínico-geral podem iniciar o tratamento e até indicar exames que identifiquem a origem da halitose. E essa identificação correta é importante para direcionar o tratamento mais adequado para cada caso de halitose”, revela Rita de Cássia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

Últimas Notícias

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira