A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e a parceira britânica GCHQ desenvolveram métodos para coletar informações de usuários de aplicativos populares, como o jogo Angry Birds, e aplicativos de geolocalização como o Google Maps, segundo informaram nesta segunda-feira os jornais The New York Times e The Guardian. As informações são baseadas em arquivos sigilosos divulgados porEdward Snowden, que denunciou ao mundo o esquema de global promovido pelos EUA.

De acordo com as publicações, os aplicativos de smartphones, incluindo iPhones e Androids de última geração, geram informações “mais ricas” que os browsers de computadores, entre elas o tipo de aparelho, localização e sexo do usuário. Alguns aplicativos podem apontar até a orientação sexual, nível de educação, salário e se o usuário é adepto ao “swing” entre casais ou não. Dois aplicativos foram especialmente citados no relatório obtido pelos jornais: Google Maps e Angry Birds.

Em um documento de 2008, a agência de inteligência britânica afirma que “na prática, qualquer pessoa que faz uso do Google Maps em um smartphone está cooperando com o sistema da GCHQ”. Já o popular jogo Angry Bird pode ter sido alvo da espionagem por meio de publicidade feita pela Millennial Media, que também seria “rica” em informações. A Rovio, criadora do jogo, afirmou que não tem conhecimento de falhas no aplicativo sendo usadas para espionagem.