Pular para o conteúdo
Geral

Escolas bilíngues recebem bebês de 3 meses em SP

Apesar do aumento da procura por escolas bilíngues, diretores de escolas ainda relatam dificuldades para encontrar profissionais habilitados, principalmente para berçários e educação infantil. “É difícil, pois não é qualquer inglês que segura um período inteiro com as crianças”, afirma Teca Antunes, coordenadora pedagógica da Aubrick. O processo de seleção para o ingresso no tim...
Arquivo -

Apesar do aumento da procura por escolas bilíngues, diretores de escolas ainda relatam dificuldades para encontrar profissionais habilitados, principalmente para berçários e educação infantil. “É difícil, pois não é qualquer inglês que segura um período inteiro com as crianças”, afirma Teca Antunes, coordenadora pedagógica da Aubrick.

O processo de seleção para o ingresso no time de educadores da escola da zona sul de inclui análise de currículo, entrevista em inglês e com uma consultoria externa, provas de inglês e português e ainda três dias de observação. O salário de meio período é de R$ 3 mil. “Muitos são ótimos educadores, mas não falam inglês. E tem também a parcela que fala inglês muito bem, mas não tem jeito com crianças pequenas.”

No berçário Primetime, a diretora Christine Bruder relata a mesma dificuldade. “Tenho dificuldades para encontrar educadoras com um bom nível de inglês e preparo para lidar com crianças de 0 a 3 anos.”

Entre os pré-requisitos exigidos pelas escolas bilíngues estão a formação em Pedagogia, Psicologia ou Letras e a comprovação da proficiência na língua, com exames certificados por instituições internacionais, como o Toefl. “Recebemos muitos currículos, mas pouquíssimos restam na etapa final”, afirma Patrícia Loazno, diretora pedagógica da Up School.

Escolha. Nas escolas de ponta, diretores dão preferência a educadores formados pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Pós-graduação também é desejável.

É o caso de Fabíola Plácido, de 32 anos, formada pela USP e com pós-graduação em Didática para a Educação Bilíngue. “O trabalho do educador da escola bilíngue vai muito além da língua. Não formamos apenas falantes de inglês. Por isso, também é importante a formação em Pedagogia”, diz ela, que aprendeu inglês no CCAA e hoje é professora da Aubrick.

É por essa dificuldade de achar profissionais que Terezinha de Jesus Machado Maher, coordenadora de graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), faz um alerta. “Muitas escolas vendem gato por lebre. Em algumas, os professores sequer têm proficiência em inglês. Quando os pais não sabem a língua, ficam sem condições de avaliar o que o filho está recebendo.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Bonito justifica processo seletivo sem cota por falta de lei municipal

Um inquérito civil foi instaurado para investigar a situação de um processo seletivo realizado em janeiro deste ano

Brasil

MG: menina de 12 anos descobre gravidez de quase um mês após ir ao UPA

Relação sexual com menores de 14 anos é crime, mesmo que tenha consentimento da vítima

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE