As lavouras de milho safrinha estão se desenvolvendo bem no sul de Mato Grosso do Sul. O ataque de pragas reduziu um pouco a produtividade, mas nem isso tirou o ânimo dos agricultores.

Em Dourados, na região sul de Mato Grosso do Sul, Jorge Borella enfrentou problemas no começo da safra com uma infestação de percevejos, quando as plantas começaram a nascer. Ele diz que conseguiu combater a praga fazendo várias aplicações de inseticidas, mesmo assim, diz acreditar que vai recuperar o prejuízo graças ao bom desenvolvimento da lavoura.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta safra, em Mato Grosso do Sul, devem ser colhidas aproximadamente 7,3 milhões de toneladas de milho, cerca de 2% a menos do que na safrinha do ciclo anterior.

Mesmo com a pequena redução, os agricultores estão otimistas com a safra. Otávio plantou 300 hectares de milho e diz que 28% da produção foi vendida de forma antecipada, por R$ 19 a saca, considerado um ótimo preço. “Se tudo continuar desse jeito e a expectativa de condições climáticas favoráveis se confirmarem, nós teremos uma safra cheia de milho safrinha”, diz.

A produção de milho safrinha, no país, deve atingir 43,7 milhões de toneladas, queda de 7% na comparação com o ano passado.