Um grupo de conhecidos hackers e profissionais de segurança está tentando fortalecer laços com a industria automotiva para melhorar a segurança dos sistemas de tecnologia que começa a equipar veículos, uma das áreas de pesquisa cibernética mais enfervescentes.

O grupo sem fins lucrativos chamado “Eu sou o Calvário” está pedindo a participantes da conferência hacker Def Con que ocorre neste fim de semana, em Las Vegas, para assinar uma carta aberta para “presidentes de empresas automotivas” a implementarem diretrizes básicas que defendam carros de ataques cibernéticos.

“Os outrora mundos distintos dos automóveis e segurança cibernética se colidiram”, afirma a carta. “Agora é hora da indústria automotiva e a comunidade de segurança se conectarem e se ajudarem.”

Veículos dependem de pequenos computadores para operar, desde o ligamento de motores até o acionamento de freios, passando pela navegação, ar condicionado e limpador de parabrisas. Especialistas em segurança dizem que é questão de tempo até que hackers maliciosos consigam explorar erros de softwares e outras fragilidades para afetar motoristas.

Neste sábado (9), o grupo fará uma apresentação no evento sobre os esforços para melhorar a segurança veícular. Eles não revelaram quais problemas podem complicar montadoras, diz Josh Corman, profissional da indústria de segurança e um dos fundadores do grupo.