O Atlético-MG garantiu nesta quinta-feira o primeiro lugar do Grupo 4 da Copa da América e seguiu firme na briga pelo bicampeonato continental. A equipe alvinegra derrotou o Zamora-VEN por 1 a 0, no Estádio Independência, chegou aos 12 pontos e avançou com a ponta da chave. O único gol da partida, que teve momentos de tensão, foi feito pelo atacante Jô, ainda na etapa inicial.

Agora, o clube de Belo Horizonte aguarda a definição da fase de grupos da Libertadores para conhecer seu próximo adversário na competição. Na noite desta quinta, outras duas chaves terão seus desfechos. O Grêmio, por exemplo, pode passar o Atlético-MG na classificação geral e avançar como terceiro melhor líder, desde que vença o Nacional uruguaio, em Porto Alegre.

No duelo desta quinta, o Atlético-MG começou pressionando, já que uma derrota daria a liderança da chave ao time venezuelano. Dessa forma, logo aos 9min a equipe de Belo Horizonte abriu o placar. Em saída de bola errada do Zamora, a sobra ficou nos pés de Guilherme. O jogador avançou e tocou para Jô, que dominou e chutou no canto direito do goleiro Angulo.

Com movimentação do trio de e boa atuação de Guilherme nos minutos iniciais, o Atlético-MG controlou a partida até o fim da etapa inicial. O Zamora tentou aproveitar as investidas de Murillo e Falcón pela esquerda, mas as melhores chances do time visitante foram em chutes de longa distância.

No segundo tempo, o Atlético-MG parecia nervoso, assim como o Zamora, que poderia ser eliminado dependendo do resultado de Nacional-PAR x Santa Fé-COL. O clube venezuelano até recebeu um cartão vermelho, com Jonathan España, no fim do duelo. O zagueiro levou o cartão vermelho direto por agressão a Leonardo Silva, no que foi o último lance relevante do duelo.

O outro classificado da chave atleticana foi o Nacional, que bateu o Independiente Santa Fé por 3 a 2 em casa e chegou a oito pontos, um de vantagem para o Zamora. Os colombianos terminaram na lanterna, com apenas cinco.