É vila ou jardim? Moradores ‘do’ Nhanhá dizem que nome oficial contraria tradição

Com o crescimento de Campo Grande, vários moradores viram o nome dos locais onde vivem serem atualizados ou alterados. As mudanças, no entanto, nem sempre seguem a tradição da comunidade. É o caso do ‘Jardim Nhanhá’, que ganhou este nome no mapa oficial, mas é tratado como ‘Vila Nhanhá’ pela comunidade. O registro no mapa da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o crescimento de Campo Grande, vários moradores viram o nome dos locais onde vivem serem atualizados ou alterados. As mudanças, no entanto, nem sempre seguem a tradição da comunidade. É o caso do ‘Jardim Nhanhá’, que ganhou este nome no mapa oficial, mas é tratado como ‘Vila Nhanhá’ pela comunidade.

O registro no mapa da Prefeitura da Capital aponta para ‘Jardim’ Nhanhá e os moradores garantem que sabem disso, mas insistem, e só chamam de “Vila Nhanhá”.

“Chamamos de vila, não de jardim, pois conhecemos como vila”, conta o estudante Vinicius da Silva Abreu, de 17 anos. Ele diz que sabe a designação correta, mas mora no local desde que nasceu e as pessoas sempre trataram como vila.

Brincadeiras à parte, os moradores reclamam de confusão com a localização de outros bairros. “Esta parte é Jardim Promorar e não Nhanhá, as pessoas confundem. E tem vezes em que o Bairro Marcos Roberto vem como se fosse no Jóquei Club, e não é”, comenta outra moradora, Patrícia Pereira, de 33 anos.

No bairro ao lado, no Marcos Roberto, a designação “Jardim” Nhanhá é novidade. “Não sabia, todo mundo sempre fala ‘vila’”, afirma a aposentada Márcia Silvia de Sousa, de 56 anos. Em seu bairro, a confusão também existe, acrescenta. “Aqui temos isso, tem gente que chama jardim, mas conheço como Bairro Marcos Roberto”.

Confusão com os nomes não falta nas proximidades da região do Jardim Nhanhá, mas uma coisa é unânime: “quando perguntam a gente sempre fala vila e não Jardim Nhanhá, é assim”, brinca Karine Vieira Alves, de 26 anos.

Já para dona Domingas Sousa dos Martírios, avó de Karine, que vive há 19 anos no local, se é jardim ou se é vila, pouco importa. Apesar de gostar da cidade e do ‘vila’, Domingas quer saber mesmo é de voltar a morar no interior. “Falo Nhanhá só, mas não gosto de morar aqui, eu quero voltar a morar em cidade pequena. Se Deus quiser ainda volto”.

Jardim ou vila?

Apesar das designações diferentes, no mapa da Prefeitura de Campo Grande, consta como Jardim Nhanhá, inclusive é assim nas correspondências dos moradores e nas placas da região. De acordo com a Prefeitura, não há distinção específica entre os dois nomes e o uso de ‘vila’ virou costume na Nhanhá, porém, o correto é ‘jardim’.

Conteúdos relacionados