A presidente Dilma Rousseff almoçou nesta quinta-feira (12) com os chefes de Estado e de Governo que estão no Brasil para assistir à cerimônia de abertura da Copa do Mundo. Ao lado do presidente da Federação Internacional de Futebol, Joseph Blatter, e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, onze presidentes, primeiros-ministros e vice-presidentes participaram da recepção no Hotel Marriott, em São Paulo, antes de se dirigirem para a Arena Corinthians, palco da festa inicial.

O encontro, que durou cerca de uma hora e meia, foi protocolar, mas sem discursos oficiais. Além de Dilma, o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin também participaram da homenagem aos mandatários estrangeiros.

Entre os estrangeiros, estiveram presentes o primeiro-ministro croata, Zorán Milanovic, cuja seleção estreia contra o Brasil daqui a pouco; os presidentes do Chile, Michelle Bachelet; do Equador, Rafael Correa; do Suriname, Desiré Delano Bouterse; de Angola, José Eduardo dos Santos; da Bolívia, Evo Morales. Também estão no Brasil para o Mundial o vice-presidente de Gana, Khesi Amissah-arthur, o presidente do Paraguai, Horácio Cartes; e o do Gabão, Ali Bongo Odimba.