Pular para o conteúdo
Geral

Detran-MS sai na frente e é pioneiro em atendimento em libras

Uma campanha em prol da acessibilidade dos surdos nos órgãos de trânsito estaduais movimentou as redes sociais nos últimos dias. No Mato Grosso do Sul existem 112 motoristas que não escutam. Somente em Campo Grande, Capital do estado, 69 surdos possuem Carteira Nacional de Habilitação. De acordo com levantamento do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) […]
Arquivo -

Uma campanha em prol da acessibilidade dos surdos nos órgãos de trânsito estaduais movimentou as redes sociais nos últimos dias. No Mato Grosso do Sul existem 112 motoristas que não escutam. Somente em , Capital do estado, 69 surdos possuem Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com levantamento do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) os atendimentos vem aumentando. Em 2013 foram realizados 48, já em 2014 o número chegou a 72 somente até agosto. O diretor presidente do órgão, Carlos Henrique Santos Pereira, explica que as principais solicitações de intérprete são para as provas teóricas.

“No Mato grosso do Sul, temos pessoas qualificadas para traduzir para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os processos de uma habilitação, desde o exame psicológico, até o prático” explica. Santos Pereira completa que o serviço existe no Detran-MS desde 2007, e é totalmente gratuito para todo o estado. “Nós arcamos com todo o custo de deslocamento, estadia e diárias da nossa intérprete”.

Para solicitar o atendimento em Libras na primeira habilitação o candidato que está em processo deve procurar uma auto-escola, a qual entra em contato com o órgão estadual para pedir o acompanhamento nos exames. Para renovação basta dirigir-se à Sede do Detran-MS.

Foi o que aconteceu com Sebastião da Costa, de 43 anos. Em 2012 realizou o processo de primeira habilitação e obteve atendimento da intérprete do Detran-MS. De acordo com ele não sentiu dificuldades. Prestador de serviço na mesma empresa há 20 anos, não tem problemas de comunicação enquanto trabalha.

Porém Costa conta que em muitos momentos do seu cotidiano encontra obstáculos para conversar com pessoas ouvintes que não tem conhecimento da língua de sinais, como exemplo na escola de seus filhos, onde às vezes precisa utilizar da escrita para ser compreendido.

A intérprete de Libras do Detran-MS, Cícera Cosmo, ressalta que muitos dos atendimentos que realiza são para as provas teóricas. “Para assistir às aulas teóricas os alunos surdos, geralmente levam um parente que saiba a língua de sinais, ou contrata uma intérprete”. O fato de precisar de alguém que traduza a fala para Libras pode tornar o processo de CNH para um surdo mais caro.

Capacitação

Diante desse fato, o Detran-MS em parceria com o Centro de Apoio ao Surdo, e a Secretaria de Educação do Estado de MS, está capacitando 20 pessoas, entre eles servidores do órgão e instrutores de auto escolas.

O objetivo é que o aluno possa assistir às aulas dos Centros de Formação de Condutores sem ter que arcar com os custos de uma intérprete, por exemplo. Para o diretor presidente do Detran-MS “A capacitação está diretamente ligada à inclusão social dos surdos. Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas possam falar em libras, facilitando o acesso ao órgão de trânsito” argumenta .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Saí de mim’, diz fisiculturista após ser preso por espancar namorada

tereza carrefour lei da reciprocidade

Tereza Cristina diz que Brasil demora em negociar com os EUA e cita seção 301

‘Aliado’ do comércio em Campo Grande, Pix entra na mira de investigação do governo dos EUA 

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

10 anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

tempo

Tempo frio e seco: frente fria se aproxima e MS permanece com alerta para baixa umidade do ar

Últimas Notícias

Brasil

SC: 11 bebês recebem antídoto contra picada de cobra em vez de vacina em hospital

Em nota, hospital afirmou que medicamentos tem rótulos parecidos e foram colocados em local errado

Trânsito

Motorista perde controle após ser atingido por outro carro e cai em vala na BR-267 em MS

Carro foi atingido por um Corolla antes de cair em vala no km 29 da rodovia, em Bataguassu

Mundo

Justiça dos EUA autoriza Rumble e Trump Media a incluir nova ordem de Moraes em ação nos EUA

Empresas acusam ministro Alexandre de Moraes de abuso de autoridade

Trânsito

Motociclista se envolve em acidente grave a caminho do trabalho na BR-060

A vítima pilotava uma motocicleta quando teria colidido com a traseira de uma carreta