O vereador que presidiu a comissão processante responsável pela cassação de Alcides Bernal lembrou que Delcídio já enfrentou críticas ao presidir a CPI dos Correios, no Senado.

O vereador (PMDB) não gostou das críticas do senador Delcídio Amaral (PT) sobre a decisão da Câmara Municipal de Campo Grande de cassar o mandato de Alcides Bernal (PP). “Ele é a única pessoa que não podia fazer esta avaliação”, diz.

Edil foi o presidente da Comissão Processante, cujo relatório, aprovado por 23 dos 29 vereadores, recomendou a cassação do progressista. Delcídio, por sua vez, dirigiu a CPMI dos Correios, na esfera federal, que apurou o chamado escândalo do mensalão.

No Facebook, o senador disse que “a cidadania perdeu” com a decisão dos vereadores da Capital. “Merece sempre uma reflexão quando a lógica democrática é, de algum modo, subvertida… onde o voto popular é anulado por decisões por vezes mais políticas do que jurídicas”, postou o parlamentar petista.

“Ele (Delcídio) já foi presidente de uma comissão, sabe o trabalho que é, a dificuldade que é comandá-la”, avalia Edil. O vereador salienta que o trabalho da Comissão Processante contra Bernal partiu de uma denúncia da sociedade, não de um fato político.

Quando dirigiu a CPMI dos Correios, Delcídio também foi alvo de críticas e intensa pressão política. E em 2009, por exemplo, votou pelo arquivamento de denúncias contra o também senador e ex-presidente José Sarney, acatando orientação do PT.

Edil considera “infeliz” a crítica de Delcídio. “A gente procura ser zeloso, tanto no aspecto jurídico e até no cuidado em não magoar as pessoas”, finaliza o vereador.