Pular para o conteúdo
Geral

De nove unidades de saúde, apenas uma conta com pediatra para atender a população

A população está inconformada com o rumo que a saúde pública está tomando em Campo Grande. Nesta sexta-feira (24) entre as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os seis Centros Regionais de Saúde (CRSs) que existem na Capital, apenas uma unidade tinha pediatra para atender a população. De acordo com o Samu, apenas nas […]
Arquivo -

A população está inconformada com o rumo que a saúde pública está tomando em . Nesta sexta-feira (24) entre as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os seis Centros Regionais de Saúde (CRSs) que existem na Capital, apenas uma unidade tinha pediatra para atender a população.

De acordo com o Samu, apenas nas unidades da Vila Almeida e Coronel Antonino que o profissional estava atendendo. A reportagem entrou em contato por telefone com as unidades e constatou que a informação não procedia porque apenas a UPA Dr. Alessandro Martins de Souza Silva, na Vila Almeida, que havia três médicos pediatras para atender as crianças.

A falta de pediatras nas UPAs e CRSs faz os pais percorrerem quilômetros em busca de atendimento médico para as crianças. As vezes é necessário atravessar a cidade para encontrar médico.

Esse é o caso da auxiliar de produção Maiara Silva, de 27 anos, mãe de uma menina de 2 anos. Segundo ela, quando a filha está doente sempre recorre às UPAs porque nos postos de saúde nunca encontra médico.”Eu cansei de procurar pediatra nos postos e não conseguir, então eu sempre venho para o 24 horas porque é mais fácil de encontrar o médico para atender”, relata.

A mãe afirma que a solução que ela encontrou quando precisa consultar a filha doente é se deslocar do bairro Santa Mônica até a Vila Almeida porque é o local onde sempre tem pediatra. “Eu venho até aqui porque é o posto mais perto da minha casa, lá no meu bairro nunca tem pediatra”, alega.

Outro problema relatado pelos pais é com relação ao poucos especialistas, pois é preciso ter paciência para ser atendido e, quando isso acontece, os pacientes passam por  “avaliação relâmpago”, que muitas vezes não é suficiente para diagnosticar o problema, e a peregrinação em busca de médicos começa do zero.

Maiara relatou que esta é a segunda vez que traz a filha para ser consultada porque da primeira vez o pediatra não diagnosticou o problema da menina que está há duas semanas com pneumonia. “Essa é a segunda vez que venho aqui para o médico descobrir que ela tá com pneumonia”, diz ela indignada.

Outro pai, que não quis se identificar, reclamou por telefone que não conseguiu pediatra hoje para atender o filho que desde  ontem está com febre e vomitando. “Eu moro no Parque do Sol e na minha região nenhum posto tinha pediatra. Me informaram que só na Vila Almeida e Coronel Antonino que havia médico, para mim fica inviável ter que atravessar a cidade para conseguir atendimento para meu filho.

Os pais pedem que o prefeito Alcides Bernal resolva esse problema da falta de pediatra nos postos de saúde, bem como, aumentar o número de especialistas à disposição da população.

A reportagem procurou a prefeitura e solicitou informações sobre a situação da falta de pediatras nas unidades de saúde, mas não obteve retorno.

Para se informar sobre o atendimento, basta ligar no 192 e obter a informação antes de sair de casa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Feminicídio zero: MS pode ganhar ‘bancões’ vermelhos em praças para levar reflexão sobre crime

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Polícia investiga se pai também abusou do irmão de bebê morta após estupro em MS

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações

Mundo

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Segundo dados do Observatório Sírio, ao menos 135 pessoas morreram em 48 horas

Polícia

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

O suspeito pelas agressões é o próprio companheiro da vítima