Pular para o conteúdo
Geral

Cuba inaugura serviço de e-mail via celular, mas sem acesso à internet

Cuba anunciou neste sábado a abertura de um serviço que permitirá acessar uma conta local de e-mail pelo celular, uma novidade na ilha devido às restrições locais para a conexão a internet de celulares e casas. A estatal Empresa de Telecomunicações de Cuba (Etecsa), que controla o setor, habilitará nos celulares uma conta com domínio […]
Arquivo -

Cuba anunciou neste sábado a abertura de um serviço que permitirá acessar uma conta local de e-mail pelo celular, uma novidade na ilha devido às restrições locais para a conexão a internet de celulares e casas.

A estatal Empresa de Telecomunicações de Cuba (Etecsa), que controla o setor, habilitará nos celulares uma conta com domínio local para os clientes que já tiverem contratos prévios de correio ou navegação pela internet com um portal nacional específico, informou o jornal oficial “Juventud Rebelde”.

“Por enquanto só poderá consultar do móvel um e-mail ‘nauta.cu’, que se obtém contratando uma conta de correio ou de navegação pela internet no serviço Nauta”, explicou o jornal.

“Ainda não será possível acessar pelo celular outro tipo de serviço webmail ou de e-mail gratuito, por isso recomenda-se encaminhar os recebidos nesses ao da Nauta”, precisou.

Segundo as tarifas divulgadas, os cubanos pagarão 1 peso conversível (CUC, equiparável ao dólar) por cada megabyte recebido ou enviado no correio, preço alto para a maioria dos habitantes da ilha, onde a o salário médio é de US$ 20.

Em Cuba, o governo privilegia o uso da internet “social” e em locais públicos e tradicionalmente culpou por seus problemas de conexão o bloqueio econômico dos Estados Unidos, já que essa política obriga a ilha a acessar à rede via satélite, o que deixa a conexão lenta e cara.

No entanto, desde 2011 o país conta com uma conexão de fibra óptica graças a um cabo submarino até a Venezuela e com o qual finalmente se procedeu em 2013 a aumentar os pontos públicos de acesso à rede e ampliar os serviços.

Em junho do ano passado se foram abertas mais de 100 novas salas estatais de acesso onde, através da portal nacional Nauta, começaram a ser oferecidas contas permanentes ou temporários para navegar pela rede, entre outros serviços.

O surgimento dessas salas inaugurou uma série de pequenos passos por parte do governo nos últimos meses para democratizar o meio, em um país onde a taxa de habitantes com acesso à rede é de 15% e a ampla maioria dos habitantes não tem conexão em casa.

Até o momento, a internet em casa só é permitida a determinados profissionais como médicos, jornalistas, acadêmicos, intelectuais e artistas.

O “Juventud Rebelde” informou hoje que o novo serviço de e-mail nos celulares se soma às utilidades que a Etecsa oferece e que “deverão continuar ampliando no futuro próximo com a abertura também da navegação pela internet através destes dispositivos móveis”.

Já em fevereiro, uma resolução do Ministério de Comunicações divulgava normas e tarifas aplicáveis a cubanos para a transmissão de dados via celular, e anunciou que no terceiro trimestre deste ano serão estabelecidos “planos comerciais” para a modalidade de pré-pago.

Outra novidade anunciada este ano foi a decisão de reduzir as tarifas de conexão à rede para pessoas jurídicas (empresas e outras entidades).

Fontes do Ministério de Comunicações asseguram que Cuba prevê desenvolver o acesso residencial à internet, embora não tenham sido estabelecidos prazos concretos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina