Pular para o conteúdo
Geral

CPI da Telefonia contesta TAC que tem multas mínimas para operadoras de celular

A CPI da Telefonia questiona a minuta do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado com as operadoras de telefonia celular. A minuta, encaminhada pelo SSindtelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), traz multas mínimas e não apresenta plano concreto para acabar com a queda constante das ligações […]
Arquivo -

A CPI da Telefonia questiona a minuta do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado com as operadoras de telefonia celular. A minuta, encaminhada pelo SSindtelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), traz multas mínimas e não apresenta plano concreto para acabar com a queda constante das ligações no Estado.

De acordo com a minuta, apenas três, das oito clausulas, implicam penalidades se houver descumprimento do TAC. A multa diária é de R$ 1 mil e limitada ao teto de 50 dias.

O deputado estadual, Marquinhos Trad (PMDB), que preside a comissão, considerou os valores irrisórios. Além disso, segundo o parlamentar, a minuta do TAC não apresenta um plano concreto e detalhado para melhorar a qualidade do serviço, principal queixa dos consumidores. “Condicionam a solução dos problemas a atitudes da Assembleia e a mudanças na legislação, mas não falam o que vão fazer de concreto”, disse Marquinhos.

Em reunião com as operadoras, a CPI se comprometeu a apresentar projeto de lei para mudar as regras e facilitar, sem prejudicar o meio ambiente, a instalação de redes e antenas no intuito de melhorar o sinal. Por sua vez, as empresas usam a Anatel como refúgio.

A minuta do TAC apresentada pelas empresas elenca regras previstas no Código de Defesa do Consumidor, como especificar a cobertura dos sinais e regras sobre a venda de linhas de telefonia.

Em conformidade com apelo da CPI, a minuta também prevê mutirão, de 22 de setembro a 11 de outubro, nos sete maiores municípios do Estado, para os consumidores terem a oportunidade de ficar cara a cara com representantes das concessionárias no intuito de resolver problemas de cobranças indevidas. “Mais uma vez não detalham como será esse serviço”, observou Marquinhos.

A CPI, em conjunto com a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual (MPE), vai elaborar ajustes à minuta para fechar acordo e assinar TAC que realmente atenda os interesses dos consumidores sul-mato-grossenses.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais de 20 anos após ‘Rebelde’, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

"Estamos tomando novas medidas para reduzir a incursão da variante ômicron"

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Réu que atirou e atropelou motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Mulher passa por quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de corte e costura

Últimas Notícias

Polícia

Investigação de Trump sobre a 25 de Março pode chegar ao Camelódromo de Campo Grande? Entenda

Na visão deles, o país apresenta falhas na proteção de direitos de propriedade intelectual e práticas consideradas 'injustas' para a economia americana

Mundo

Prêmio milionário doado por Kylian Mbappé para policiais é alvo de investigação na França

Autoridades investigam se houve irregularidades nas doações

Transparência

TCE-MS livra Flávio Kayatt de multas e ‘enterra’ processo por irregularidade em Ponta Porã

Por unanimidade, colegas da Corte de Contas acataram recurso de seu próprio presidente sobre contrato durante gestão de Kayatt como prefeito, em 2011

Esportes

Neymar comenta em publicação do Flamengo após vitória do Santos: ‘Muito respeito pelo Mengão’

Estrela do Santos marcou o gol da vitória contra o Flamengo