A disparou nesta terça-feira até sete mísseis de curto alcance ao mar a partir de sua costa oriental, no terceiro lançamento deste tipo desde a última quinta-feira, enquanto a Coreia do Sul e os Estados Unidos dão continuidade aos seus exercícios militares na região.

O Exército norte-coreano lançou três mísseis por volta das 6h locais e outros quatro as 16h17 locais. Ambos os lançamentos foram feitos a partir da cidade de Wonsan, no sudeste do país, confirmou o Ministério de Defesa da Coreia do Sul, após corrigir a informação de que Pyongyang tinha lançado apenas um míssil.

Os primeiros três mísseis percorreram 55 quilômetros até cair ao mar, enquanto os quatro lançados pela tarde abrangeram uma categoria de 155 quilômetros e eram “de um novo tipo”, indicou à Agência Efe um porta-voz do ministério de Defesa da Coreia do Sul, que aguarda a apuração militar para dar mais detalhes.

Seul acredita que os projéteis de hoje não eram do tipo Scud, como no caso dos dois lançados ontem e dos quatro lançados na última quinta.

Até o momento, o governo sul-coreano não considerou os lançamentos de mísseis de curto alcance como uma , embora o Exército tenha reforçado sua preparação.

Tanto Seul como os analistas consideram tais ações como uma resposta do regime de Kim Jong-un aos exercícios militares Foal Eagle e Key Resolve, que Seul e realizam nestes dias em território e águas da Coreia do Sul.