Começa hoje (25) em Santa Maria (RS) o 1º Congresso Internacional Novos Caminhos. O evento debaterá formas de prevenir tragédias, como a que ocorreu na Boate Kiss em 27 de janeiro do ano passado. A tragédia causou a morte de 242 pessoas. O encontro é organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Durante três dias, os participantes discutirão mudanças em normas e regulamentações. Eles devem apresentar o que foi feito após o acidente na Kiss e indicar as providências que ainda faltam ser tomadas. Também tratarão da necessidade de apoio aos sobreviventes, criando um espaço para troca de experiências, além de chamar a atenção dos Poderes Públicos.

Para o presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira, as maiores contribuições do congresso serão conscientizar a sociedade e evitar o esquecimento. “Quando nada é feito, outras tragédias podem ocorrer. Por isso, vamos refletir sobre o que aconteceu, o que não poderia ter acontecido, o nosso norte daqui para a frente, a prevenção, as partes psicológicas e criminais”.

Adherbal Ferreira acrescentou que o objetivo é promover um amplo debate. Isso possibilitará aos familiares das vítimas da tragédia na Kiss, que ainda não se recuperaram das perdas sofridas, “traçar um novo caminho” de convívio com as sequelas dessas perdas.

Hoje e amanhã, os inscritos participarão de palestras, painéis e rodas de conversa. Entre os assuntos que serão debatidos, estão o trabalho dos mental com os sobreviventes da tragédia, a prevenção e a segurança de incêndios e o papel da imprensa na cobertura do caso. Na segunda-feira (27), os participantes se dedicarão às homenagens. Durante todo o dia ocorrerão atos em Santa Maria, em memória das vítimas.