Geral

Conae 2014 será após eleições; evento previa discussão do PNE

O FNE (Fórum Nacional de Educação) comunicou no começo da tarde desta sexta (24) que a Conae (Conferência Nacional de Educação) será adiada para o mês de novembro, entre 19 e 23 de novembro. A conferência estava programada para o final a segunda quinzena de fevereiro, entre os dias 17 e 21. Segundo nota do […]

Arquivo Publicado em 24/01/2014, às 17h51

None

O FNE (Fórum Nacional de Educação) comunicou no começo da tarde desta sexta (24) que a Conae (Conferência Nacional de Educação) será adiada para o mês de novembro, entre 19 e 23 de novembro. A conferência estava programada para o final a segunda quinzena de fevereiro, entre os dias 17 e 21.

Segundo nota do FNE, o adiamento se deve a uma “decisão administrativa” do MEC. A decisão do MEC (Ministério da Educação) foi informada ao FNE a menos de um mês do evento.

Em nota, o FNE, lamenta o adiamento. Assinam a nota 23 entidades presentes à reunião.

PNE

A Conae vinha sendo preparada pelos integrantes do FNE durante o ano de 2013 por meio de diversas conferências regionais. Em 2010, quando a primeira Conae foi realizada, a expectativa era de que a edição de 2014 avaliasse a implantação do PNE (Plano Nacional de Educação). Três anos depois, o PNE ainda tramita no Congresso e ainda nem é lei.

“É um absurdo”, comenta Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e colunista do UOL. Em sua última coluna, Cara havia destacado a importância da Conae de 2014, como “oportunidade para os delegados expressarem suas preferências entre as versões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal”.

Jornal Midiamax