Pular para o conteúdo
Geral

Compra de refinaria nos EUA pela Petrobras causa troca de farpas entre Delcídio e Calheiros

A indicação do ex-diretor internacional da Petrobrás Nestor Ceveró causou polêmica nesta quinta-feira (20) no Senado Federal. Depois de atribuir ao PMDB a indicação de Cerveró, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi ironizado pelo peemedebista Renan Calheiros (PMDB-AL). Ceveró fez um relatório que endossou a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobrás, maior […]
Arquivo -

A indicação do ex-diretor internacional da Petrobrás Nestor Ceveró causou polêmica nesta quinta-feira (20) no Senado Federal. Depois de atribuir ao PMDB a indicação de Cerveró, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi ironizado pelo peemedebista Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ceveró fez um relatório que endossou a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobrás, maior empresa brasileira, da qual Delcídio também foi diretor. A compra foi efetivada em 2006 pelo valor total de US$ 360 milhões e a refinaria deu prejuízo desde então.

Na sessão desta quinta Delcídio e Renan trocaram acusações. Após Delcídio ter atribuído ao PMDB a indicação do ex-diretor, o presidente do Senado responsabilizou o petista pela escolha de Ceveró: “O Delcídio tem que ficar despreocupado porque certamente o Delcídio não indicou o Ceveró para roubar a Petrobras. Ele deve ficar tranquilo, o Delcídio”, ironizou.

A compra da refinaria, é investigada pelo Tribunal de Contas da União, Ministério Público do Rio e pela Polícia Federal.

A principal polêmica é o preço do negócio: o valor que a Petrobras pagou em 2006 à Astra Oil para a compra de 50% da refinaria é oito vezes maior do que a empresa belga havia pago, no ano anterior, pela unidade inteira.

Além disso, a estatal teve de gastar mais US$ 820,5 milhões no negócio, pois foi obrigada a comprar os outros 50% da refinaria. Isso porque a estatal e a Astra Oil se desentenderam e entraram em litígio. Havia uma cláusula no contrato, chamada de “Put Option”, estabelecendo que, em caso de desacordo entre sócios, um deveria comprar a parte do outro.

O presidente do Senado se recusou a responder se teria indicado o ex-diretor da estatal. Renan disse que Delcídio deveria pedir a saída de Ceveró de seu cargo atual, que é diretor financeiro da BR Distribuidora.

Em contato por telefone, o senador disse que já havia feito as considerações sobre o caso na sessão. (Matéria editada às 19h24 para acréscimo de informação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional