A Polícia Civil registrou 49 casos de estupro no ano passado em . Uma média de quatro registros ao mês. Neste ano quatro casos já foram registrados, sendo três deles ocorridos no mês de janeiro.

Durante todo o ano passado, além desses casos, a polícia também registrou cinco tentativas de estupro. A maioria das vítimas é criança do sexo feminino de até 10 anos; em segundo lugar ficam adolescentes e o menor registro é o de estupro contra mulheres com mais de 30 anos.

De todas essas ocorrências de 2013, 33 suspeitos foram identificados, sendo que quatro deles foram presos em flagrante.

2014

Neste ano a Polícia Civil registrou quatro casos, sendo que três deles aconteceram em janeiro e outro neste mês. Além disso, uma tentativa de estupro também foi registrada no primeiro mês do ano. As vítimas nestes casos foram crianças deaté 10 anos. Dos quatro casos, três suspeitos foram identificados, sendo dois deles presos em flagrante.

O crime

Segundo o delegado Vitor José Fernando Lopes, na maioria dos casos registrados não houve conjunção carnal. “Configura-se estupro por causa da violência presumida, também porque quando a vítima é criança, o que era interpretado como ato libidinoso ou atentado violento ao pudor, agora passou a ser estupro de vulnerável. Muitas vezes não acontece o ato sexual em si, mas sim toque ou outra ação que configure o crime”, explicou.

A polícia

Vitor explicou que a dificuldade da Polícia Civil prevenir esse tipo de crime, no qual a maioria das vítimas é criança, é que muitos deles acontecem no ambiente familiar ou em ambientes onde a vítima tem afinidade ou amizade com o autor, então não tem como a Polícia Civil prevenir.

MS

Em todo o Estado, a Polícia Civil registrou no ano passado 1139 casos de estupro e 127 tentativas. Neste ano, em todo o mês de janeiro, 50 estupros e oito tentativas foram registrados nas delegacias de Mato Grosso do Sul.