O governo municipal de Pequim anunciou, nessa quarta-feira (12), que vai encerrar este ano 300 fábricas poluidoras para tentar “melhorar a qualidade do ar na cidade”, considerada uma das capitais mais poluídas do mundo. A lista das fábricas será publicada até o fim de abril, adiantou a agência de notícias oficial chinesa.

De acordo com o novo plano para combater a em Pequim, indústrias com grande consumo de energia, como de cimento e siderurgia, não serão, “em princípio”, aprovadas pelo município.

“Manufaturas de mão de obra intensiva também não serão uma opção para o desenvolvimento da cidade”, defende o plano, aprovado em 2013.

Pequim é a sede de um município com cerca de 20 milhões de habitantes e área superior à metade da Bélgica.

No último ano, desde janeiro de 2013 – mês em que Pequim teve apenas cinco dias de sol – a poluição tornou-se uma das principais fontes de descontentamento popular na China, ao lado da corrupção e das desigualdades sociais.

Em avaliação sobre a qualidade ambiental em 40 cidades no mundo, feita pela Academia de Ciências Sociais de Xangai e divulgada hoje na imprensa oficial, Pequim ficou em penúltimo lugar e foi considerada “imprópria para viver”.