#CGR115: ao ar livre e com cadeiras improvisadas, primeiro cinema chegou em 1910
Tela grande, cadeiras confortáveis e no escuro: local legítimo da sétima arte. As salas de cinema evoluíram com o tempo e nem sempre teve o conforto de hoje em dia. Um exemplo disso é a primeira ‘sala’ de cinema, que chegou à Capital em 1910, de uma forma bem improvisada. De lá para cá, muita […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tela grande, cadeiras confortáveis e no escuro: local legítimo da sétima arte. As salas de cinema evoluíram com o tempo e nem sempre teve o conforto de hoje em dia. Um exemplo disso é a primeira ‘sala’ de cinema, que chegou à Capital em 1910, de uma forma bem improvisada.
De lá para cá, muita coisa mudou. Um exemplo são as salas modernas dos três cinemas, dentro dos shoppings da Capital. Bem diferentes das mais de cinco salas que existiam, mais simples e em locais variados da cidade.
Em Campo Grande, a primeira ‘sala’ foi trazida pelo italiano Raphael Orrico, que, ao se hospedar no antigo Hotel Democrata, vislumbrou a possibilidade de instalar, sob as copas das árvores, o Cine Brasil.
O cinema era todo improvisado: funcionava a céu aberto e os filmes eram projetados em um pano branco nas paredes do Hotel Democrata, próximo da Travessa Lydia Baís, ao lado da Igreja Santo Antônio.
Diferentes das cadeiras confortáveis de hoje em dia, os espectadores se acomodavam em tábuas rústicas, colocadas sobre caixotes. “Os mais aventureiros subiam nas árvores para assistir à novidade trazida por Orrico”.
As memórias sobre o antigo cinema estão no livro Salas de sonhos – memórias dos cinemas de Mato Grosso do Sul, escrito por Marinete Pinheiro, jornalista e cineasta. Na publicação, a autora conta a história de cada cinema, desde que a novidade chegou por aqui.
Sobre o Cine Brasil, a autora conta, ainda, que a energia para exibição do filme na sala improvisada vinha de um pequeno motor, movido a gasolina ou querosene, com fios estendidos pelos troncos e galhos das laranjeiras do local.
Na grade de programação de filmes: documentários e comédias de curta duração. “O espetáculo era anunciado por foguetes e rojões”.
#CGR115: aniversário de Campo Grande
Em comemoração dos 115 anos de Campo Grande, o Midiamax realizou uma série de reportagens sobre pontos e características da cidade morena. Ao longo da semana serão publicadas reportagem especial sobre os cinemas da Capital.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.