Pular para o conteúdo
Geral

Cérebro de Bellini é doado para estudar traumas do futebol

A mulher do ex-zagueiro Bellini, Giselda Bellini, anunciou durante o velório do jogador, realizado no salão nobre do São Paulo, que o cérebro do jogador foi doado com a intenção de verificar se os impactos constantes que vivem jogadores de futebol causam danos e ajudam a provocar doenças como o Mal de Alzheimer. “Eu vejo […]
Arquivo -

A mulher do ex-zagueiro Bellini, Giselda Bellini, anunciou durante o velório do jogador, realizado no salão nobre do , que o cérebro do jogador foi doado com a intenção de verificar se os impactos constantes que vivem jogadores de futebol causam danos e ajudam a provocar doenças como o Mal de Alzheimer.

“Eu vejo o quanto meu marido foi querido, é querido e eu tenho uma coisa para revelar que esse amor que todos os brasileiros sentem por ele, eu acho que vai aumentar por um fator inédito”, disse Giselda.

“O Bellini sofria do Mal de Alzheimer há 18 anos, mas teve uma vida bastante regular e social durante 10 anos. Há oito anos, realmente, é que ele começou a apresentar visivelmente os sintomas. Nós tivemos a sorte de ter dois grandes cirurgiões neurologistas acompanhando o caso dele e o doutor Ricardo Nitrini. Então nessa fase final, ele (doutor Ricardo) me perguntou se doaríamos o cerebro do Bellini para um estudo, visto que muitos atletas de vários esportes que levam impacto no cérebro vem apresentando esse mal ou alguma doença similar”.

A mulher do capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958 declarou que aceitou fazer a doação para ajudar futuras gerações. “É claro que se é para ajudar os nossos netos e bisnetos, evitar essa doença, se for realmente constatado que esses impactos provocam uma lesão, a falta de memória pelo Alzheimer, então concordamos em doar”.

Giselda explicou que o procedimento de retirada do cérebro aconteceu minutos depois de constatada a morte de Bellini. “Logo após a passagem dele, submeteu isso no Hospital das Clínicas, que é o grande centro de neurologia aqui no Brasil…Faço votos para que essa atitude possa contribuir para os estudos que virão para sanar esse mal, para ajudar pelo menos. Era isso que queria dizer porque ninguém sabia desse fato”, completou.

Morte

Hilderaldo Luís Bellini, que também se sagrou campeão mundial com a Seleção em 1962, teve problemas devido ao Mal de Alzheimer e não resistiu. Bellini foi internado na noite de quarta-feira (19 de março), no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, aos 83 anos de idade.

No mês passado, após ficar hospitalizado por 60 dias, passou a receber acompanhamento médico em casa. O quadro da doença estava piorando gradativamente e, há cerca de três anos, o ex-zagueiro perdeu a fala. No fim do ano passado, por exemplo, o capitão da conquista de 58, na Suécia, havia sido internado, mas voltou a sentir os mesmos problemas agora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças