O Estúdio Lisa Lima de Dança do Ventre, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza neste domingo (22), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o espetáculo Arabesque Brasil. A duração aproximada do evento é de 120 minutos e classificação livre.

O nome Arabesque vem do árabe – aa rah besk – e quer dizer “ornamento”. Na dança do ventre o movimento foi introduzido no século XX como boa parte da técnica que se conhece hoje, vindo do ballet.

O Arabesque é a posição em que o peso do corpo fica sobre uma das pernas e a outra fica esticada para trás. A perna na qual o peso do corpo está apoiado pode estar em meia-ponta ou inteiro no chão. Os braços ajudam a formar o desenho elegante do arabesque e o tronco tem que estar bem reto.

O tema Arabesque foi escolhido porque é um passo de dança que traz equilíbrio, leveza e flexibilidade. “A bailarina parece que vai voar. Dá uma sensação de liberdade”, explica a bailarina Lisa Lima.

A apresentação contará ainda com a participação da bailarina Márcia Yasmine, da Casa de Chá Khan el Khalili. O espetáculo tem direção e coreografia de Lisa Lima, iluminação e sonoplastia de Petre Mandaji, cenografia de Nilsa Leite, tesouraria de Nágila Lima, pesquisa e assessoria de comunicação de Karina Lima.

A Companhia de Dança Lisa Lima foi fundada em 2003 pela , coreógrafa e terapeuta ocupacional Lisa Lima, que trabalha a dança do ventre de forma terapêutica utilizando também técnicas teatrais. A Cia. iniciou suas produções atuando em diversas peças teatrais com o Grupo “Tramas, Dramas & Aplausos” e já fez apresentações performáticas em locais alternativos, festas, eventos e casas noturnas de Campo Grande.

Lisa Lima ministrou aulas de dança do ventre na Secretaria Estadual de Receita e Controle (Unifisco) e participou da organização de eventos culturais pela Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas).

Apresentou-se em eventos no Centro de Convenções e na Anhaguera-Uniderp, além da criação dos espetáculos da Companhia: “Dançando entre amigos” no Sesc Horto, “Mistérios Femininos”, “O Segredo do Egito”, “Ventre do Brasil”, “Cleópatra – A magia da sedução”, “Deusa Afrodite” e “Chakra do Coração” no Teatro Aracy Balabanian e “Maktub”, no auditório do Crea-MS.

Serviço

Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo ou antecipadamente no Estúdio Lisa Lima, que fica na rua Regente Feijó, 294, Jardim Paulista.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3326-5897 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.